sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Contemplar: orar com os sentidos

Contemplar: orar com os sentidos
Contemplar: orar com os sentidos
O cura D`Ars (um padre) pergunta a um camponês que passa muito tempo na igreja, que coisa faz naquele lugar. Ele responde: "eu o vejo e ele me vê".
Esta é a contemplação: observar, deixar-se observar, até se tornar aquilo que se contempla.

Contemplar com o texto do Evangelho: o que significa?
Rezar com o texto do Evangelho, contemplar:
Não se trata apenas de observar com os olhos, se trata de ver, o lugar, a cena, os personagens, o personagem central, Jesus. Significa colocar-me em um ângulo e me deixar impregnar daquilo que está acontecendo. Me deixo ser envolvido cada vez mais.
Que vejo exatamente?
Que elemento da cena me afeta?

Rezar com o texto do Evangelho, contemplar:
Não se trata somente de ouvir com as orelhas, se trata de escutar ativamente os sons, os ruídos, as palavras, as frases, as coisas não ditas, o silêncio. Tudo que está ao meu redor quando estou "dentro" do texto.
As minhas orelhas estão abertas? Receptivas? O que eu escutei?
Qual é a mensagem para mim?

Rezar com o texto do Evangelho, contemplar:
Não se trata somente de sentir com o nariz, os odores, os perfumes, se trata de respirar a atmosfera que emana da cena, a presença de Jesus, dos personagens; se trata de respirar a calma, a paz, o silêncio, a alegria, a beleza, a humildade, a doçura ou o sofrimento, o cansaço.
Que sentimento me invade?
Rezar com o texto do Evangelho, contemplar:

Se trata de abrir a porta do meu coração, estender a mão na postura de um mendigo, para receber. Se trata de calar-se, escutar "na brisa suave" (1Rs 19,12) aquilo que Jesus me dirá. Se trata de manter-se unido a Ele, se trata de ama-Lo e se deixar amar. Se trata de "fazer-se um" com Ele: é o momento no qual me deixo transformar; "praticar o direito, amar a misericórdia, caminhar humildemente com o seu Deus"(Mq 6,8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...