sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Cruz o cajado supremo do filho de Deus. A Cruz de São Damião

O símbolo do cristão é a cruz, por que foi através dela que Jesus Cristo, o Galileu de Nazaré, morreu por nós derramando o seu sangue divino e justo através do ladeiro, que para muitos era questão de medo e que agora para nós é o penhor o lenho da salvação, á remissão de nos
sos pecados. Foi através da cruz que Jesus, venceu a morte destruiu o poder de Satanás que reinava sobre a Terra. Cristo sofreu com a cruz, e nos convida a cada estante da vida a carregar a cruz até o nosso calvário que é a morada celeste.
E assim a Santa Igreja Católica na qual é apostólica e romana, a única igreja de cristo na qual o seu símbolo e seu penhor é a Eucaristia e a Santa Cruz. Reproduziu vários tipos de cruzes para que nós cristão recordássemos do sacrifício pascal do Cordeiro que é o Cristo. E assim se existe varia expressões mais a que mais me chama atenção é a Cruz de São Damião, na qual perdida foi encontrada pelo santo São Francisco de Assis, que por através dela Assis começou a sua missão franciscana: “Francisco Vai e reconstrói a minha Igreja”. Foi através da humilde cruz que Jesus se manifestou a Francisco. E assim é amplo o seu significado veja:
A face de Cristo: é uma face de misericórdia e de justiça na qual Jesus em condição humana, olha com olhos misericórdia todos aqueles que o rejeitaram dando uma esperança de salvação.

Ao lado da cruz: Está presente Maria madalena com santas mulheres de Jerusalém como afirma a passagem bíblica: em que afirma que junto a Cruz estava Maria mãe de Jesus, Maria Madelena, Maria mãe de Cléofas e as santas mulheres assim também João o discípulo que Jesus Mais amava. A piedade e a tristeza dos olhos fixos daquelas mulheres na cruz trazia uma expressão de carinho e amor por Cristo.
Maria e João: a o outro lado esta Maria e João, o discípulo que Jesus mais amava e que assim entrega-o a sua mãe e entrega a sua mãe a João. Vale lembrar que simbolicamente João representa todos nós no momento doloroso de Maria ao ver o filho na cruz.

Céu esta presente ligado nos intermédio de Jesus na cruz.
A chaga demonstra às dores as feridas causadas pelos nossos pecados e que ficaram fixados no corpo santo de Jesus.
A Cruz de São Damião mostra o gesto e o vinho da salvação que Cristo fez por todos nós se sacrificando por mim, por você e por nós.
A Cruz não é a morte, a cruz é o símbolo da vida, o símbolo do cordeiro o cajado supremo do filho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...