quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mãe e Modelo da Igreja

 Maria,                            “Eis a tua mãe!” (Jo 19,27)
O posto que Maria ocupa no Corpo Místico é especialíssimo. Mãe de Cristo, não pode não ser também mãe da Igreja? E há uma razão a mais: confessar que Maria foi aceita no céu de corpo e alma, significa reconhecer que essa identificação com Cristo foi realizada de modo perfeito. Ela, portanto, pode e deve ser considerada mãe e modelo da Igreja. Certamente, entre todos os seus títulos, o maior que se pode atribuir e o que melhor reflete o mistério da sua pessoa é “Mãe de Deus”. Deus a prepara, criando-a imaculada desde a sua concepção. Na Anunciação, coloca-a a par do céu desígnio de salvação; ela aceita, incondicionalmente, colaborar com esse projeto, inimaginável para a mente humana. Então a misteriosa força geradora do Espírito faz brotar nela a Semente Divina, e Maria concebe o Filho de Deus.
Aos 12 anos, entre os doutores do Templo, Jesus fala à sua mãe da missão que estava confiada a ele pelo Pai Celestial, e que tanto ela quanto José estavam subordinados a essa missão. Vinte anos mais tarde, durante um almoço de casamento em Caná, Maria parece por à prova a identidade de seu filho: quando descobre que o vinho está para acabar, provoca Jesus a revelar-se. Esse fato mostra aos jovens discípulos do jovem rabi que nele se cumprem as escrituras.Nasce assim, na presença de Maria, uma nova família.



Depois, vem o Calvário. Junto à cruz, sua vocação de mãe, no momento em que lhe é confiado o discípulo amado. Finalmente em Pentecostes, Maria se encontra no meio dos apóstolos, como mãe deles, em oração de espera. Chegará o Espírito de Deus, assinalando o nascimento definitivo da Igreja e o começo de uma história nova que durará até o final dos tempos. O evento de Maria se confunde com a chegada de Deus ao mundo. O Espírito jamais a abandonou, e ela foi sempre esposa fiel. O nascimento da Igreja Corpo Místico de Cristo é, portanto, fruto do Espírito Santo, mas também de Maria.
Podemos, portanto, afirmar com absoluta certeza que ela é a Mãe da Igreja. A aceitação da vontade do Pai que a escolhe, a fidelidade ao Espírito Santo que a elege como sua morada e sua maternidade divina, a consagram Mãe dos redimidos de todos os tempos e lugares. Não foi fácil para entender o que se pedia dela. Ser mãe natural de Jesus é sublime, mas também é duro ouvir o seu filho dizer: “Minha mãe e meus irmãos são os que escutam a palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 8,21). Pede-se a ela que seja filha do Filho e discípula de sua mensagem.
No desejo de ser fiel a Jesus Cristo, seu fundador e esposo, a Igreja deve fixar o olhar em Maria, modelo a ser seguido e imitado. Somente assim pode continuar no mundo a obra de Jesus com a energia do Espírito. É belo e consolador saber que podemos contar com a presença maternal de Maria. Ela é nossa herança; a temos em casa conosco, como o fez o discípulo predileto. Sentir-se-á amado por Jesus quem leva a sua Mãe para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...