sexta-feira, 10 de maio de 2013

No caminho da fé.

Diocese de São Carlos Borromeu - São Paulo


Diocese de São Carlos é uma divisão territorial da Igreja Católica no estado de São Paulo. Sua sede é o município de São Carlos.
Catedral de São Carlos possui uma cúpula com mais de setenta metros de altura e trinta metros de diâmetro, que é uma réplica arquitetônica da Basílica de São Pedro no Vaticano

História

A diocese foi criada em 1 de março de 1908 como São Carlos do Pinhal, foi elevada a partir da Diocese de São Paulo em 7 de junho de 1908, sendo que o primeiro bispo foi nomeado em 9 de agosto do mesmo ano; abrangia uma grande área, e passou a ter a denominação de diocese de São Carlos em 25 de novembro de 1957, juntamente com o as comemorações do centenário da fundação de São Carlos.
Em 25 de janeiro de 1929 perdeu território com a criação da Diocese de Jaboticabal e a Diocese de São José do Rio Preto.
Em 9 de fevereiro de 2000 as dioceses de São Carlos, Jaboticabal e São José do Rio Preto perderam território com a criação da Diocese de Catanduva.[1]

[editar]Divisão territorial

A diocese abrange vinte e nove municípios da região central do estado paulista em cinco Regiões Pastorais conforme nova divisão pastoral determinada pelo Sr. Bispo Diocesano em Fevereiro de 2009:
Região Pastoral 1
Região Pastoral 2
Região Pastoral 3
Região Pastoral 4
Região Pastoral 5

Um pouco do padroeiro
São Carlos Borromeu
São Carlos Borromeu pintado por Giovanni Ambrogio Figino
Cardeal Arcebispo de Milão
Nascimento2 de outubro de 1538 em Arona
Morte3 de novembro de 1584 em Milão
Veneração porIgreja Católica
Beatificação1602Roma
Canonização1 de novembro de 1610
PrincipaltemploCatedral de São Carlos Borromeuem São Carlos (São Paulo)
Igreja de São Carlos em Viena,Áustria
Festa litúrgica4 de Novembro
PadroeiroSão Carlos e
Lagoa da Prata
Gloriole.svg Portal dos Santos
São Carlos Borromeu (Arona2 de outubro de 1538 — Milão3 de novembro de 1584) foi um Cardeal italiano e Arcebispo de Milão, sendo o primeiro bispo a fundar seminários para a formação dos futuros padres; promoveu sínodos diocesanos; abundou os escritos catequéticos e conhecimento da doutrina católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...