quarta-feira, 29 de maio de 2013

No caminho da fé....especial de Corpus Christi

Ibitinga Borda Suas Ruas para passagem do senhor...


Processo de beatificação do menino Nelsinho teve avanço no Vaticano.



Mais de 25 mil pessoas são esperadas no evento de Corpus Christi.

Do G1 Bauru e Marília
Comente agora
No ano passado nem a chuva atrapalhou a devoção dos fiéis em Ibitinga  (Foto: reprodução/TV Tem)No ano passado nem a chuva atrapalhou a devoção dos fiéis em Ibitinga (Foto: reprodução/TV Tem)
A tradicional procissão de Corpus Christi, em Ibitinga (SP), terá um trajeto diferente A comissão organizadora do evento mudou a exposição dos bordados nas ruas para dez quarteirões, agora de forma quadrangular, para facilitar a visita dos turistas e melhorar a exposição das lojas de bordado na cidade. “Antes eram 12 quarteirões, mas o formato confundia alguns fiéis, que acabavam se perdendo e não fazendo todo o trajeto”, explica Eugênio Coleoni, organizador do evento.
Ainda de acordo com a organização, a mudança é para facilitar a tradicional procissão religiosa, realizada desde o início das comemorações, há mais de 40 anos. Nesta procissão, o padre passa sobre os bordados e a população acompanha ao lado, em uma multidão de fé saindo da Igreja Matriz, realizando o trajeto das dez quadras e voltando até a Igreja Matriz.
Temas
Neste ano a procissão terá três temas: “Ano da fé”, “Jornada Mundial da Juventude” e a homenagem ao menino Nelsinho, com o tema “Servo de Deus”. Nelsinho Santana, conhecido na cidade como menino Nelsinho, está em processo de beatificação no Vaticano e será lembrado pelos bordados em um dos quarteirões da procissão. Ele também foi tema no ano passado e esse ano vem com novidade, o processo já avançou e Nelsinho foi considerado venerável e está um passo da beatificação. 
Nelson Santana nasceu em Ibitinga, no dia 31 de julho de 1955. Ele morreu aos 9 anos, em 1964, na Santa Casa de Araraquara, após ter ficado gravemente ferido em tombo no sítio onde morava. Nelsinho teve que amputar o braço esquerdo e morreu na véspera de natal após sofrer fortes dores durante 18 meses, mas, segundo familiares nunca reclamando e sempre pedindo a Deus que ajudasse as crianças.
Nelsinho era o terceiro de oito filhos do casal João Joaquim Santana e Ocrécia Santana. Ele teria avisado o Padre Rudolfo, de Araraquara, que Jesus o havia chamado, prevendo sua morte para o dia 24, assim como aconteceu. O Padre Rudolfo, que presenciou o sofrimento e previsão da morte de Nelsinho, divulgou os acontecimentos por onde passou e criou a crença de que Nelsinho poderia promover milagres.
O processo de beatificação foi iniciado em 2009 e ainda estão sendo ouvidas testemunhas sobre a vida e as virtudes do pequeno Nelsinho e das graças que estão sendo alcançadas por devotos. A possível beatificação do menino tem atraído milhares de fiéis para cidade, que tem se tornado em ponto de turismo religioso, além da tradição no bordado.
Preparativos
Ao todo, mais de 500 pessoas participam da organização do evento no dia do Corpus Christi em Ibitinga, com os preparativos se iniciando desde as primeiras horas da madrugada da quinta-feira.
“Os bordados colocados na extensão do trajeto são confeccionados por dezenas de fábricas e milhares de profissionais, meses antes. Depois de expostos nos dez quarteirões, eles são recolhidos ao final do evento e todas as peças são doadas para a Associação do Senhor Bom Jesus, que possui uma loja no centro da cidade”, completa o organizador.
Ainda de acordo com os bordados são vendidos ao longo do ano e a renda arrecadada é revertida para as entidades assistenciais da associação, a Casa da Criança e o Asilo São Vicente de Paula.
Meio Ambiente
Com o tema “Água Fonte de Vida”, o Rotaract, que faz parte do Rotary de Ibitinga, também vai participar da procissão deste ano. O grupo vai enfeitar a Avenida Dom Pedro II com edredons azuis e ao redor serão colocadas mini-hortas suspensas, feitas com garrafas pets recicláveis.
Segundo a organização, são aproximadamente 600 garrafas de mudas de salsa, cebolinha, hortelã, manjericão que estarão à venda. As mudas custarão R$ 3 cada. Vinte e dois jovens e adultos, entre 18 e 30 anos, estão envolvidos na montagem da avenida. Os trabalhos de enfeite de rua deverão começar às 4 horas.
Confira a programação:
6h- Início da exposição dos bordados
Programação religiosa (Matriz do Senhor Bom Jesus):

8h30 - Santa Missa
10h00 - Recitação do Terço
10h30 - Missa do Turista
12h00 - Almoço salão de festas
13h00 - Vigília do Santo Sacramento
14h15 - Recitação do terço
15h00 - Procissão, seguida de missa campal em frente à Matriz do Senhor Bom Jesus (se não estiver chovendo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...