sábado, 25 de maio de 2013

testemunho de vida


Testemunho de amiga de pessoa com deficiência motora


Conheci, de perto e verdadeiramente, o Pedro há já três anos. E a partir daí tive a oportunidade de conhecer uma realidade diferente, com a qual nunca, ou pelo menos de forma tão iminente, tinha presenciado, reflectido ou partilhado desses problemas.
De facto as pessoas, ou pelo menos a maioria delas, não se preocupa com o que não "lhe bate à porta", pensam só que acontece aos outros; e é muito triste pensar que uma pessoa só porque anda de cadeira de rodas não pode viver uma vida normal: quer seja pela falta de acessos, quer seja pela falta de informação das pessoas que lhe são mais próximas, quer seja pela mentalidade retrógrada de um povinho que não deixa de olhar os deficientes motores como "coitadinhos", como indivíduos que são inúteis e não têm nada para dar à sociedade em que vivemos. Mas isso não é verdade! E o Pedro dá mostras disso, ele não se conformou com os limites e barreiras que se impõem dia a dia, ele vislumbrou-as, não ficou contente com elas, desiludiu-se mas decidiu lutar - através de depoimentos, alertando as autoridades locais, consciencializando todos aqueles com quem convive.
Temos de acreditar que podemos melhorar o Mundo que nos rodeia e isso passa, sem sombra de dúvidas, por abrir os nossos horizontes a outras realidades, gostaria que toda a gente estivesse receptiva a este estado de espírito e fosse solidária, não basta concordar com a causa, temos de nos juntar nesta luta! Porque já se dizia "todos diferentes, todos iguais", uma frase feita que passa pela boca de muitos, e cumpri-la??? Será que estão todos dispostos a isso?
É realmente triste que, por vezes, quando vou com o Pedro na rua as pessoas ainda olham, ainda comentam, o que há para olhar? O que há para comentar? Que tenhamos tantas dificuldades a fazê-lo descer escadas, que ele não possa movimentar-se sozinho, nos locais próprios, como passeios largos, que... tanta coisa... Quando fazemos um passeio, cada um é uma jornada, uma aventura de imensos obstáculos... É tão incompreensível... estamos no século XXI!!! Não se compreendem certos investimentos, milhões desperdiçados em causas menores... não seria melhor tornar a vida pública e cívica mais acessível a todos????
Foi fantástico conhecer o Pedro, não falo apenas do ponto de vista de conhecer novos problemas, que acho aliás que todos os jovens, e não só, deveriam "virar" o seu olhar também para os deficientes motores, e também todas as pessoas que são postas à margem, isto ao invés de viverem unicamente no universo de coisas fúteis e banais, tão pouco enriquecedoras. Não foi só por isso que conhecer o Pedro mudou a minha vida, ele é um dos meus melhores amigos e é uma pessoa de quem gosto muito. Toda a gente lá na escola já conhece a força do Pedro... e tu será que conheces algum Pedro, Leonel, ou qualquer que seja o seu nome, porque não falas com ele? O que é preciso ver é que também existem muitos "Pedros" que se sente desmotivados para a vida, sem qualquer apoio psicológico que os suporte, que esperam uma mão amiga, um "Pedro" pode precisar de ti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...