segunda-feira, 22 de julho de 2013

JMJ em foco: Juventude

Jovens aproveitam final de semana para conhecer a cidade da JMJ

O final de semana foi de turismo e lazer para os peregrinos e voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) que já desembarcaram no Rio de Janeiro. Aproveitando os passaportes especiais para os participantes da Jornada, os jovens foram conhecer os principais pontos turísticos da cidade.
Motivados ainda mais pelo sol forte da capital carioca e clima quente, a juventude não desperdiçou a oportunidade de visitar também as famosas praias e parques da Cidade Maravilhosa.

As exposições do Festival da Juventude foram outra opção bastante procurada para quem quis aproveitar melhor a estadia no Rio de Janeiro. O peregrino Leonardo Silva veio do Espírito Santo e aproveitou para ver algumas mostras e conhecer o Cristo Redentor . “Ver tudo isso é uma oportunidade única que não podemos deixar passar e que nem sempre estará ao alcance de nossos olhos”, comentou.

A exemplo dos brasileiros, os peregrinos argentinos Eduardo Valdez, 33 anos, e Mariel Cacciutto, 25, também aproveitaram o sábado para conhecer o Rio de Janeiro. A dupla disse estar encantada com a cidade e com o acolhimento que tiveram. “Estamos gostando de tudo, o povo é acolhedor, a cidade é linda e o clima agradável”, afirma Valdez.

Os peregrinos argentinos contaram ainda que aproveitaram o final de semana para conhecer bem o Rio, pois durante a JMJ Rio2013 vão ficar focados em vivenciar o evento. Além disso, Mariel lembra que esta edição tem um gosto especial para ele, pois será a primeira vinda de Francisco como Papa à América Latina. “Ele é nosso conterrâneo e o Brasil nosso vizinho, queremos viver bem a Jornada e nossa estadia aqui, por isso vamos aproveitar o final de semana para conhecer esta cidade maravilhosa”, afirma.

Além dos peregrinos, vários voluntários aproveitaram folgas em suas funções para conhecer a capital carioca antes do início efetivo de seus trabalhos na JMJ Rio2013. “Quando a Jornada começar acredito que teremos pouco tempo para conhecer a cidade, por isso aproveitamos o dia para fazer nosso turismo”, explicou o voluntário mineiro Caio Marques de 19 anos.

Alegria dos peregrinos conquista Copacabana
Os jovens aproveitaram também para conhecer o cenário dos três Atos Centrais da JMJ Rio2013. Paramentados com camisetas, bandeiras, cartazes e apitos, os jovens que andaram pelo calçadão de Copacabana chamaram a atenção da população local. “Quando eu vejo um grupo cantando e brincando, logo entro no meio”, contou Maria Amélia, 65 anos, moradora do bairro.
Passeando pela praia a americana peregrina, Tereza Medina, 55 anos, gritou: “estou aqui para fortalecer minha missão e rezar para que aumente o número de discípulos de Nosso Senhor nesta terra!”.
O visual de Copacabana já está diferente por conta dos telões e palcos espalhados pela orla. E os cariocas estão gostando da mudança. “Não estamos acostumados a ver isso. É tudo voltado para Deus. É ótimo”, pontuou Arlete Liotti, 33, que vive no bairro. “É contagiante de ver tanta alegria. Seria bom se fosse sempre assim”, disse sua amiga, Joana Alves, 38, frequentadora habitual da praia. 
Até os jovens pertencentes à outras religiões sentem-se entusiasmados com a JMJ Rio2013. Ibran Rocha, de 20 anos, é evangélico e disse que o comprometimento dos peregrinos que se doam pela evangelização chamou sua atenção. “Essa troca de experiência através de diversas culturas atrai o meu olhar e me cativa, independentemente de qualquer coisa”, relatou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...