terça-feira, 6 de agosto de 2013

Curioso: O Senhor Bom Jesus, uma devoção de toda a Igreja

O Senhor Bom Jesus, uma devoção de toda a Igreja
As imagens de Cristo Padecente infundem na alma serenidade e convidam a uma ilimitada confiança na bondade infinita de Deus.
Não há no mundo de fala portuguesa quem não conheça a invocação de O Senhor Bom Jesus. Somente no Brasil, ele é o Titular de mais de 200 igrejas, algumas delas basílicas ou santuários nacionalmente famosos, como a do Bom Jesus da Lapa, Bahia, e a do Bom Jesus de Pirapora, São Paulo.

Sob essa comovedora invocação veneram- se imagens de nosso Divino Redentor especialmente em episódios de sua Paixão. Em sua maioria, apresentam Nosso Senhor à devoção dos fiéis, ou de


pé, com um manto de púrpura e a coroa de espinhos, ou pregado na Cruz. Mas há também numerosas imagens do Bom Jesus do Horto representando Nosso Senhor em sua agonia no Jardim das Oliveiras. Bom Jesus dos Passos, em sua subida ao Monte Calvário.

Bom Jesus da Coluna, no momento da flagelação do Senhor. E assim por diante.

A imagem venerada na Basílica do Senhor Bom Jesus na cidade paulista de Tremembé, é certamente a mais antiga de que se tem conhecimento.

Ela foi benta pelo vigário da igreja de Nossa Senhora da Conceição em 1663, mais de 50 anos antes de ser encontrada no Rio Paraíba a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Além disso, é uma das mais piedosas e de maior valor artístico.

Aos pés do Senhor Bom Jesus de Tremembé desfilam todos os anos multidões de peregrinos. Gente angustiada, pedindo alívio. Pessoas abastadas, mas carentes de bens espirituais, implorando graças para buscar antes de tudo o Reino de Deus e sua justiça.
Basilica.JPG
A Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé

Pobres e doentes, em busca de ajuda e de saúde. Enfim, fiéis em quantidade agradecendo os benefícios recebidos.

A todos o Bom Jesus acolhe com amor. A cada um Ele diz uma palavra de paternal afeto, que infunde na alma serenidade e confiança na sua bondade sem par. Não é outro o motivo pelo qual os fiéis acorrem aos milhares à sua Basílica.

Entre esses devotos, estão os Arautos.

                         * * *
Após rezar diante da venerável imagem, fomos entrevistar o Pe. Carlos Antônio da Silva, Pároco dessa esplêndida Basílica. É um sacerdote jovem e dinâmico, mestre em Direito Canônico, arguto pesquisador.

Arautos do Evangelho: Qual a origem dessa imagem tão cativante?
Pe. Carlos Antônio da Silva: A origem
Bom Jesus_1.JPG
Bom Jesus da Cana Verde
perde-se um pouco no tempo. Não se sabe o nome do artista. Segundo consta nos registros da Câmara Eclesiástica do Rio de Janeiro, no ano de 1663 o capitão português Manoel da Costa Cabral pediu autorização para expô-la à venera ção pública na capela de Nossa Senhora da Conceição, construída por ele em sua fazenda. Como, na ocasião, ela foi benzida pelo Padre Vigário, deduz-se que era nova. E sendo de cedro brasileiro, madeira encontrada em Tremem bé, pode-se supor que, de acordo com antiga tradição, ela foi esculpida aqui mesmo.

AE: E a Basílica?
Pe. Carlos: Em 1672, o Capitão Costa Cabral obteve da Câmara Eclesiástica
Bom Jesus_2.JPG
Bom Jesus de Tremembé
licença para construir uma nova igreja para a venerável imagem. Nesse mesmo ano, ela foi inaugurada. E as autoridades eclesiásticas a reconheceram como "perfeitamente fabricada e bastantemente ornada para as possibilidades da terra". A fama dos milagres do Senhor Bom Jesus atraiu grande número de peregrinos e o lugar começou a prosperar. Em 1915, uma reforma e ampliação deu à até então pequena igreja os contornos atuais, e em 1974 ela foi elevada à categoria de Basílica Menor.

AE: Qual é a mensagem do Bom Jesus para seus devotos?
Pe. Carlos: São muitas. Para considerar uma, imagine um fiel rezando diante d'Ele: "Ó Senhor Jesus Cristo, meu Salvador, venerando a imagem na qual Vos vejo ferido, ensangüentado e coroado de espinhos, ofereço- Vos um ato de amor e reparação. Peço- Vos, Senhor, que meditando sobre vossa bondade, cresça também a bondade em meu coração, a qual se concretize em atos de apoio e ajuda a todos os que sofrem". Não é uma bela mensagem?
AE: Curioso que na sua igreja há nove imagens diferentes do Senhor Bom Jesus...

Pe. Carlos: Sim. A Basílica de Tremembé quis apresentar aos fiéis os diversos momentos da Paixão do Senhor, nos quais Ele é invocado sob o título de Bom Jesus. São nove imagens de grande valor histórico e artístico, mas, acima de tudo, inspiradoras da piedade e da devoção de todos os que amam nosso Salvador. É uma iniciativa inédita esta de nossa Basílica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...