quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Direto do tunel do Tempo: Papa Bento XVI declarava Papa Pio XII veneravel

Bento XVI surpreende ao proclamar Pio XII "venerável"

Pensava-se que só João Paulo II 

ficaria mais perto da beatificação, 

mas a medida acabou por envolver

 também o Papa mais polémico. Foi 

ainda beatificado o padre polaco 

Jerzy Popieluszko, assassinado em 

1984.

Tal como era esperado, o Papa Bento XVI proclamou ontem "venerável" o seu antecessor, o popular João Paulo II, naquele que é o último passo antes da beatificação - que deve ocorrer já no próximo ano. Mas, de surpresa, fez o mesmo com o controverso Pio XII, criticado por ter mantido o silêncio durante o Holocausto. Uma decisão que irá certamente ser condenada por Israel e pelos judeus.
O Papa assinou ontem o decreto sobre as "virtudes heróicas" do italiano Eugenio Pacelli, que esteve à frente dos destinos da Igreja Católica entre 1939 e 1958. Isto depois de ter sido núncio apostólico em Berlim e de ter assinado, em 1933, a concordata com a Alemanha de Hitler. Eleito Papa meses antes do início da II Guerra, não condenou o massacre de judeus.
O processo de beatificação de Pio XII foi aberto em Outubro de 1967, quase dez anos depois da sua morte, mas tornou-se um dossiê incómodo por causa da sua atitude face ao Holocausto. Contudo, desde o início do seu pontificado, em 2005, que Bento XVI defende a sua beatificação. Baseando-se nos arquivos do Vaticano, diz que Pio XII salvou vários judeus na Europa, especialmente em Roma, escondendo-os em instituições religiosas e que manteve o silêncio para não piorar as coisas.
O anúncio de Joseph Ratzinger surge em pleno Sabbath, o dia santo dos judeus, razão pela qual não se terão para já ouvido os protestos por esta decisão. Segundo John Allen, um especialista em assuntos do Vaticano contactado pela AFP, o Papa fez um "controlo de danos" ao proclamar Pio XII "venerável" junto com João Paulo II. Apesar de tudo, colocar Pacelli no caminho da beatificação "vai certamente criar problemas com os judeus".
Em relação a João Paulo II, ninguém parece ter críticas a apontar. Logo desde as cerimónias fúnebres do polaco Karol Wojtyla, em Abril de 2005, que numerosos fiéis gritaram "Santo Súbito", reclamando a sua canonização imediata. O processo de beatificação foi iniciado dois meses depois. Em Novembro, a Congregação para a Causa dos Santos tinha validado as "virtudes heróicas" do Papa polaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...