
A VOZ DO PAPA
A Assunção de Maria ao Céu constitui o mistério da Páscoa de Cristo, plenamente realizado em Maria. Ela está intimamente unida ao seu Filho ressuscitado, vencedor do pecado e da morte, plenamente conformada com Ele.
Já no final do século IV e no início do século V, temos testemunhos de vários autores que afirmam como Maria se encontra totalmente na glória de Deus, de alma e corpo, mas foi no século VI que, em Jerusalém, a festividade da Mãe de Deus, a Theotokos, consolidando-se com o Concílio de Éfeso em 431, mudou de fisionomia e se tornou a festividade da
dormição, da passagem, do trânsito, da assunção de Maria, tornando-se assim a celebração do momento em que Maria saiu da cena deste mundo glorificada em alma e corpo no Céu, em Deus.
Maria está intimamente unida ao seu Filho
Para compreender a Assunção, temos que considerar a Páscoa, o grande Mistério da nossa Salvação, que assinala a passagem de Jesus para a glória do Pai, através da Paixão, da Morte e da Ressurreição. Maria, que gerou o Filho de Deus na carne, é a criatura mais inserida neste mistério, redimida desde o primeiro instante da sua vida e associada de modo totalmente particular à Paixão e à glória do seu Filho.
Por conseguinte, a Assunção de Maria ao Céu constitui o mistério da Páscoa de Cristo, plenamente realizado em Maria. Ela está intimamente unida ao seu Filho ressuscitado, vencedor do pecado e da morte, plenamente conformada com Ele. Mas a Assunção é uma realidade que também nos diz respeito, porque nos indica de modo luminoso o nosso destino, o da humanidade e da História. Com efeito, em Maria contemplamos aquela realidade de glória à qual é chamado cada um de nós, juntamente com toda a Igreja.
A Assunção nos convida vigorosamente a confiarmos em Deus
O trecho do Evangelho de São Lucas que lemos na liturgia desta Solenidade leva-nos a ver o caminho que a Virgem de Nazaré percorreu para estar na glória de Deus. É a narração da visita de Maria a Isabel (cf. Lc 1, 39-56), em que Nossa Senhora é proclamada bendita entre todas as mulheres e bem-aventurada porque acreditou no cumprimento das palavras que lhe foram dirigidas pelo Senhor. E no cântico do Magnificat, que eleva a Deus com alegria, transparece a sua Fé profunda. Ela insere-Se no meio dos "pobres e dos "humildes", que não confiam nas suas próprias forças, mas confiam em Deus, que reservam espaço à sua obra, capaz de realizar maravilhas precisamente na debilidade.
Se a Assunção nos abre ao futuro luminoso que nos espera, convida- -nos também vigorosamente a confiar-nos mais a Deus, a seguir a sua Palavra, a procurar e cumprir a sua vontade todos os dias: este é o caminho que nos torna "bem-aventurados" na nossa peregrinação terrena e nos abre as portas do Céu.
Caros irmãos e irmãs, o Concílio Ecumênico Vaticano II afirma: "Maria, depois de ter sido elevada ao Céu, não abandonou esta missão salvadora, mas, com a sua multiforme intercessão, continua a alcançar- -nos os dons da salvação eterna. Cuida, com amor materno, dos irmãos de seu Filho que, entre perigos e angústias, caminham ainda na Terra, até chegarem à pátria bem-aventurada" (Lumen gentium, n.62). Invoquemos a Virgem Santa, a fim de que seja a estrela que orienta os nossos passos rumo ao encontro com o seu Filho no nosso caminho para alcançar a glória do Céu, a glória eterna.

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