sábado, 11 de maio de 2013

Na Boca do Povo


"Adorar imagens?"


  1. Todos nos sabemos, o quanto esse assunto eh polemico entre igrejas de denominacoes diferentes. Infelizmente, ha muitas delas e tbem cristaos que prestam cultam e adoracao a Santos. Fiquei muito feliz de ler o seu post e me certificar o quanto vc eh uma pessoa esclarecida. Eu costumo dizer que sou uma aprendiz Crista, e eu peco neste momento que o Espirito Santo de Deus nos ajude nessa caminhada aqui na terra. O Brasil eh um pais basicamente catolico, e esta enraizada em nossa cultura toda uma historia de conceitos e tradicoes.
    A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM VOCE

  2. Todos nos sabemos, o quanto esse assunto eh polemico entre igrejas de denominacoes diferentes. Infelizmente, ha muitas delas e tbem cristaos que prestam cultam e adoracao a Santos. Fiquei muito feliz de ler o seu post e me certificar o quanto vc eh uma pessoa esclarecida. Eu costumo dizer que sou uma aprendiz Crista, e eu peco neste momento que o Espirito Santo de Deus nos ajude nessa caminhada aqui na terra. O Brasil eh um pais basicamente catolico, e esta enraizada em nossa cultura toda uma historia de conceitos e tradicoes.
    A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM VOCE
  3. Andre Martins12 maio 2008 às 7:063

    Bem, tenho minhas convicções, porém há algo q muito me intriga. Quando Cristo morreu o veu do templo se rasgou de alto a baixo, com é de conhecimento de todos. Nessa passagem tantos protestantes e catolicos creem no mesmo simbolo, de que Não ha mais separação entre Deus e o homem. Pois Bem, partindo desse principio e de que S. Paulo escreveu dizendo q só ha UM mediador q é Jesus Cristo. Me indagação é por que gastamos tempo pedindo interceções a homens e mulheres inclusive ao proprio S Paulo se ele mesmo disse q so ha Um mediador?

  4. André,
    A sua dúvida é muito comum, especialmente quando o católico tem muito contato com protestantes que tentam acusar a Igreja de doutrinas anti-cristãs.
    Posso lhe indicar um artigo do portal Veritatis Splendor e que é muito elucidativo:
    http://www.veritatis.com.br/article/5132

  5. É verdade que Jesus Cristo é único Salvador que conseguiu para nos todas as graças divinas. Mas Ele distribue estas graças por meio de Maria, anjos e santos. Podemos fazer uma comparação pois somos criados na imagem e semelhança de Deus. É normal nas nossas famílias que o pai ganha dinheiro. Mas não só ele gasta este dinheiro. Ele dá uma parte para a esposa e alguma quantia para os filhos. Não só ele gasta o dinheiro que ele ganhou mas toda a família. Que triste seria família onde só pai podia gastar o dinheiro.

  6. eu acho q imagens são como por exemplo fotos de pessoas especiais q vão ficar na lembrança para vc guardar com carinho e sempre estar se lembrando.isso nao é adorar imagem pelo meu ponto de vista.

  7. Intercessão dos Santos: Jesus é o único mediador entre Deus e a Humanidade, por isso tem o título de Kyrios (Senhor e Deus), Os Santos são citados em Apocalipse como míriades de servos que atendem a Deus, aqueles que vieram da tribulação e lavaram e alvejaram as suas vestes no sangue do Cordeiro (o Cristo). Deus não é um Deus dos mortos, como disse Jesus: O Deus de Abraão, Isaac e Jacó. Somos todos intercessores (Comunhão dos Santos) e os Santos por viverem na Glória têm maior condição de obter os favores divinos. Imagens: Fazem parte da Tradição Cristã o uso das imagens e o seu uso é necessário e importante, se não fosse a Igreja proibiria pois ela é muito minimalista e tende a simplificar os ritos. As imagens são símbolos e portanto são consideradas sacras, sagradas, se forem exorcizadas pelos sacerdotes servem como um sacramental, assim como terços, cruzes, água benta, escapulários e medalhas, relíquias de santos, cinzas da 4a. feira de cinzas, utensílios litúrgicos, paramentos sacerdotais, etc. Espírito Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, portanto sendo Deus, não precisa dizer "Espírito Santo de Deus", mas apenas Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Já pensou se essa onda pega e fica: Pai de Deus, Filho de Deus e Espírito Santo de Deus, o que implicaria em problemas teológicos enormes. Isso se deve ao tabu religioso de não confundir a terceira Pessoa da Santíssima Trindade com "espíritos" invocados por espíritas e crenças outras, mas o Espírito Santo é inconfundível pela sua ação e unção, e assim devemos chamá-lO, e não ficar criando nomenclaturas e apelidos com essa mania de "Espírito Santo DE DEUS". Aliás, o Pai e o Filho também são Pessoas espirituais, pois Deus é puro espírito. Somente a segunda Pessoa da Trindade possui Corpo Glorioso, pois assumiu a nossa humanidade, sendo em tudo igual a nós, exceto pelo Pecado, encarnou-se no seio da Virgem Maria (Mãe de Deus), padeceu, morreu na cruz pela nossa salvação (Credo Niceno-Constantinopolitano), foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, apareceu a Maria Madalena, aos discípulos de Emaús, aos onze (sem Tomé), aos doze, apareceu a uma multidão e ascendeu (subiu) ao céu onde está à direita de Deus Pai, com o Espírito Santo (de Deus), onde reina e de novo há de vir na Parusia.
  8. geraldo wanderley7 julho 2008 às 9:258

    fiquei inpresionado com tanta informaçao,não sabia mais
    como fazer a respeito de, imagens, cultos a santos sou novo na fé e estava presizando de ajuda.
    meu paroco me esclareceu algumas coisas, e disse:
    procuri mais, graças A DEUS encontrei esta pagina no
    internet, não sou bom nas palavras, mai tinha que dexar o
    meu agrdecimento a maravilhosas informaçao e esclarecimento.
    pesso a DEUS agora que ilumine o seu caminho.
    e não dexistamos de procurar a verdade, obrigado.

  9. A confusão que a maior parte dos crentes não Catolicos faz tem a ver com os verbos "ADORAR" e "VENERAR"! Ou seja, nós veneramos os Santos mas Adoramos um só DEUS!penso que basta explicar isto!!bem haja!
  10. Jacques P. Heinsen25 setembro 2008 às 16:5310

    A muito tempo cheguei a duvidar da santa igreja católica por causa de sementes ruins que semeavan em mim. Ouvia pessoas de Deus que clamavam ao senhor Deus e o que conseguiam era invocar os mortos para depois os mandarem embora. Diziam acerca da outra igreja como nós fossemos concorrência, que éramos idólatras e que o véu rasgou-se de cima a baixo. Abri meu coração ao verdeadeiro evangelho e não ao evangelho que eles diziam ser o antigo testamento e então fui me alimentando da verdade. O véu rasgou-se de cima a baixo porque Deus se irou com o seu povo, os judeus, que não acreditaram no salvador, aprendi tambem como o espírito santo age verdadeiramente em nós e que a idolátria se refere a adorar aquilo que não é Deus. Então se você coloca o sexo em primeiro lugar no seu interior espiritual, você de certo vai gostar tanto desse mundo, que não vai mais o largar, não terá família e se tiver, cometerá adulterio. Se for o alcool, você se viciará e se tornará alcólatra. É tão bom viver só com o nescessário que Deus nos dá. Na bíblia nosso jesus bebe vinho! e ao contrário do que alguns dizem ser suco de uva, a palavra vinho é a fermentação do suco de uva então passa ser alcool. Então por que que nosso Deus diz "NÃO SE EMBRIAGUEIS" será que o suco de uva daquele tempo embriagava??? Ainda acerca da idolatria, quem vive para o dinheiro e o coloca na frente de Deus, uma hora vai passar a perna em um irmão e em outra vai deixar de ajudar um irmão nescessitado. Para reparar o tempo que perdí em otras doutrinas, só me orgulhando de ser católico e pregando o evangelho verdadeiro que é o nosso cristo!!!! Fiquem na paz de cristo e com o amor de Maria!!

  11. Venho a agradecer pelas esclarecedoras respostas aos ataques agudos, que os catolicos recebem do meio protestante com relação ao assunto…. Ainda mais como no meu caso que também tive e tenho contatos com o meio protesntante…. e confesso que que se não estivermos realmente bem embasados e certos no que cremos como catolicos em relação a palavra; poderemos em pouco tempo aceitar a tais objeções como verdadeiras, e criamos uma grande confusão e até mesmo um enfraquecimento na fé….. migrando para outras igrejas sem de fato conhecer a verdade.

  12. Os católicos não adoram imagens, uma prova disso é que o maior texto bíblico que condena a idolatria só existe na bíblia católica, sendo inexistente na bíblia dos protestantes (Sabedoria, capítulos 13 e 14), ou seja, quem são os protestantes para criticar os católicos?
    Trechos do livro da Sabedoria (existente apenas na bíblia católica):
    Tudo está numa confusão completa – sangue, homicídio, furto, fraude, corrupção, deslealdade, revolta, perjúrio, perseguição dos bons, esquecimento dos benefícios, contaminação das almas, perversão dos sexos, instabilidade das uniões, adultérios e impudicícias – porque o culto de inomináveis ídolos é o começo, a causa e o fim de todo o mal.
    (Seus adeptos) incitam o prazer até a loucura, ou fazem vaticínios falsos, ou vivem na injustiça, ou, sem escrúpulo, juram falso, porque, confiando em ídolos inanimados, esperam não ser punidos de sua má fé.
    Contudo, o castigo os atingirá por duplo motivo: porque eles desconheceram a Deus, afeiçoando-se aos ídolos, e porque são culpados, por desprezo à santidade da religião, de ter feito juramentos enganadores.
    Os protestantes, que acusam os católicos de adorarem ídolos, retiraram este texto, assim como o livro da Sabedoria da bíblia, sendo este livro inexistente na bíblia protestante, se eles condenam a idolatria, então porque retiraram este texto?
    Como disseram acima, o Deuteronômio afirma que Deus mandou confeccionar imagens, nâo para adorá-las, mas com um sentido espiritual.
    Nós, católicos, adoramos somente a um só Deus, não adoramos a santos e anjos, apenas veneramos e os honramos como os amigos de Deus, sem adorá-los nem colocando-os no lugar d'Ele, pois somente Jesus Cristo deve ser adorado, pois só existe um Deus. afinal, como foi dito, idolatria não é o uso de imagens no culto divino, mas prestar a uma criatura o culto de adoração que devemos exclusivamente a D

    Na Boca da Igreja Mãe

    Nós, católicos, somos comumente acusados de adorar imagens e santos, e de sermos idólatras, entre outros. Não sei quanto a você, mas, quantas vezes, eu já me vi em situações embaraçosas com irmãos de outras denominações religiosas no que diz respeito a esse assunto. E quando não conhecemos a doutrina de nossa Igreja, é muito comum sairmos dessas situações com raiva, frustrados, ou coisa parecida.
    Na verdade, nós precisamos aprender mais sobre a nossa fé. Precisamos aprender aquilo que professamos. O católico não adora imagens. O católico venera os santos. Existe uma diferença entre adoração e veneração.
    Adorar = Prestar culto a...
    Venerar = Reverenciar, fazer memória, ter grande respeito...
    A adoração ocorre quando existe um culto no qual é envolvido um sacrifício. Se você pegar o Antigo Testamento, vai encontrar várias passagens bíblicas que mostram que quando os judeus iam adorar, ofereciam algum animal em sacrifício a Deus. Esse tipo de sacrifício é conhecido como “sacrifício cruento”, ou seja, com derramamento de sangue. Ao morrer por nós, na Cruz, Jesus se ofereceu em sacrifício por nós. Ofereceu sua Carne e o seu Sangue. Por isso, o chamamos de Cordeiro de Deus. Na celebração da santa Missa, nós renovamos (tornamos novo) esse sacrifício. Porém, no momento da Celebração Eucarística há o “sacrifício incruento”, ou seja, sem derramamento de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...