sábado, 25 de maio de 2013

Na Boca Do Povo


O tema do aborto na Igreja Católica: divergências silenciadas

FUNDAMENTOS DO DISCURSO OFICIAL CATÓLICO E A PRODUÇÃO DE UM CONTRADISCURSO
Inúmeras pesquisas já demonstraram a defasagem entre as proposições da moral sexual católica tradicional e as práticas dos/as fiéis nesse campo (1, 2). Bem menos conhecida e divulgada é a existência, no campo do discurso católico, de um corpo argumentativo de caráter religioso, que afirma a validade ética da decisão pelo aborto em determinadas situações. Trataremos desses argumentos e apresentaremos, em seguida, o corpo argumentativo que caracteriza o discurso oficial da Igreja Católica em suas proposições condenatórias do aborto. Embora haja uma aparência de homogeneidade absoluta na instituição com relação a essa condenação, existe no interior do pensamento católico um contradiscurso de caráter dialógico e não dogmatizante, em geral silenciado pela hierarquia eclesiástica. Explicitaremos posteriormente os pontos centrais da reflexão desenvolvida pelo discurso católico que encontra validade ética em situações nas quais as mulheres recorrem à interrupção da gravide.

Veja fotos reais, essa semana nosso blogger está com artigos polemicos para que o cristão saiba a verdade, e o ato dessa pratica diabólica
Se alguém quiser desenvencilhar-se dos dementes, dos deficientes ou dos anciãos doentes, porque exigem demasiado tempo ou demasiado dinheiro, que contrate verdugos profissionais, mas que não se esconda atrás de uma aparência de respeitabilidade. (Stuart Horner)
Com o aborto, está a dizer-se ao pai que ele não precisa de assumir qualquer responsabilidade pelo filho que trouxe ao mundo. E é muito provável que esse mesmo pai possa colocar outras mulheres perante a mesma situação difícil. Assim, o aborto conduz a mais abortos. (Teresa de Calcutá)
O Estado deve proteger a vida humana. E vida humana é também a do não nascido. Também este merece a protecção do Estado. Desde o momento da concepção, gerou-se um outro ser, existencialmente diferente da mãe, ainda que esteja alojado no seu seio. (Alfonso Aguilló)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...