domingo, 7 de julho de 2013

Espaço dos seminaristas

O amor é uma circunferência perfeita...

fonte: http://ueriques.blogspot.com.br/

“A circunferência possui características não comumente encontradas em outras figuras planas que pode ser rodada em torno o fato de ser a única plana que pode ser rodada em torno de um ponto sem modificar sua posição”. Ela é muito importante matematicamente em todas as áreas acadêmicas de estudos, nós somos uma circunferência, onde temos como ponto médio, o eixo principal, o nosso umbigo. 
 

Na maternidade a criança quando então está nas entranhas de sua mãe é envolvida por uma bolsa que podemos comparar com uma circunferência e, é alimentada através de um cordão umbilical que é esse raio que liga a mãe e o filho. A Igreja é o cordão umbilical e, é esse raio que nos liga a Deus e nos alimenta com Jesus que se torna eucaristia, alimento da vida, da eternidade.

O circulo é essa perfeita geometria que gira em torno de um eixo, que sempre faz a mesma volta e retoma ao mesmo local. Assim funciona o “amor”, ele é uma circunferência, pois para poder amar, precisa-se de um meio para amar, então esse amor irá girar em torno desse meio. Deus assim nos amou, em seu projeto de amor trinitário, onde o “Pai ama o Filho, o Filho ama o Pai, no Espirito Santo”, nesse circulo de amor colocou-nos no centro como eixo principal, do qual Ele gira. 

Tudo ao nosso redor é uma circunferência, tudo gira em torno de algo e nós, giramos em torno de Deus, o universo e tudo que Ele criou gira em torno Dele, pois Ele é o centro o ponto principal de toda circunferência. Deus em sua finitude ama-nos em 360º, a volta inteira de um circulo e, assim vai se repetindo esse amor, sempre em 360º.

O homem quando começa a buscar em sua circunferência a razão e a essência, sempre irá se deparar como “o fim último o nosso Deus”, assim nos dizia São Tomas de Aquino, em todo o nosso proceder Deus será a razão de tudo ele é o grau maior de toda circunferência.

O amor se baseia nessa visão de circulo que gira e gira em torno de um eixo que em medida perfeita é um circulo sem fim, que vai e volta no mesmo ponto. “Amar é ato de Deus em nós”, que nos coloca no centro de seu amor, a ponto de dar sua vida por nós afirmando que: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. (Jo 15,13). Se não fossemos o centro do amor de Deus, por qual motivo iria dar Sua vida? Pois assim reza o salmista: “O que é o homem Senhor, para dele te lembrares? O ser humano, para que o visites”?(Salmo 8,5), portanto o amor de fato é uma circunferência perfeita que não se cansa de amar, que sempre esta a nos englobar nesse raio de amor que tem como centro nosso Deus e Senhor.

Se uma circunferência precisa-se de um raio para poder chegar ao ponto médio, então quem somos nós para dizer que não precisamos da Igreja para alcançar a Deus, seriamos tão perfeito assim para sem meio algum alcançar por nossos méritos esse Amor? Não são nossas obras que irão nos salvar, ainda que façamos muito, não fazemos nada, pois Deus não esta interessado no que fazemos, mas no que buscamos: nossa salvação, que apenas depende da misericórdia divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...