domingo, 7 de julho de 2013

Café Filosóofico

A expressão máxima da Teologia Católica e a Filosofia teológica
Combinando a filosofia de Aristóteles com a doutrina católica, e unindo para sempre a fé e a razão, a Suma Teológica é um livro obrigatório para qualquer estudante sério de filosofia. É a maior obra sobre metafísica de todos os tempos. Nesse primeiro volume estão as famosas cinco provas da existência de Deus por Santo Tomás. Ele afirma que a existência de Deus não é evidente por si mesma, mas existem dois tipos de demonstração: uma pela causa e outra pelos efeitos. Sempre que um efeito é mais manifesto do que sua causa, recorremos a ele a fim de conhecer a causa.Por qualquer efeito podemos demonstrar a existência de sua causa, porque os efeitos dependem da causa e, estabelecida a existência do efeito, necessariamente temos a preexistência de sua causa.Então, se a existência de Deus não é evidente para nós, pode ser demonstrada pelos efeitos por nós conhecidos. Assim, pelas obras de Deus , pode-se demonstrar sua existência, ainda que por elas não possamos conhecê-lo quanto à sua essência.

Santo Tomás nega que possamos ver a essência de Deus pois Santo Agostinho diz que "ninguém jamais viu a Deus , nem nesta vida, tal como Ele é, nem na vida angélica, como os olhos do corpo veem as coisas visíveis. E nem um intelecto criado porque o conhecimento de todo aquele que conhece é segundo o modo de sua natureza. Santo Agostinho escreveu: " os objetos sublimes das ciências não podem ser vistos se não são iluminados por seu Sol", isto é, por Deus. Não é necessário para ver algo intelectualmente, ver a essência de Deus. Porém nesta vida podemos conhecer a Deus pela razão natural. O homem não pode a partir do conhecimento das coisas sensíveis, conhecer todo o poder de Deus, nem ver sua essência. No entanto podemos conhecer a Deus SE É, e conhecer aquilo que é necessário que lhe convenha como à causa primeira universal.

Uma questão muito importante para o homem moderno( principalmente os estudantes universitários) é o que seria a verdade? Primeiro Santo Tomás analisa se a verdade está no intelecto ou nas coisas. Vejam como o pensamento de Santo Tomás é atual e como o erro de ontem é repetido hoje. O erro dos filósofos antigos seria terem dito que tudo o que parece é verdadeiro. Então teríamos proposições contraditórias que seriam simultaneamente verdadeiras desde que parecessem a diversas pessoas como verdadeiras. É o moderno cada um com sua opinião. Mas Aristóteles no livro da Metafísica diz que o verdadeiro e o falso não estão nas coisas, mas no intelecto. A prova é que o juízo sobre uma coisa não se faz em razão do que lhe é acidental e sim do que lhe é essencial. Uma coisa é verdadeira segundo a relação com o intelecto de que depende. Santo Tomás diz que as coisas naturais são verdadeiras na medida em que se assemelham às representações que estão na mente divina. Assim, a verdade está principalmente no intelecto. A definição de verdade do filósofo judeu Isaac Israeli ben Solomon de que a verdade é a adequação do intelecto ao objeto é a mais perfeita de todas. Deus é a verdade, pois não só seu Ser é conforme seu intelecto, como Ele é a sua própria intelecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...