sábado, 13 de julho de 2013

Espaço Jovem: JMJ

Testemunho da Jornada Mundial da Juventude



Olá meus irmão, a Paz de Jesus. Venho aqui partilhar um pouquinho das experiências que vivi em Madrid, na última Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Digo um pouquinho, pois daria para escrever um livro com tudo que vivi nestes dias em terras espanholas.
O tema da JMJ foi “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé!” (Colossenses 2, 7). O que se viu em Madrid foi uma multidão com mais de 160 países representados, estíma-se que haviam aproximadamente 2 milhões de jovens participando da Jornada. Conversei com pessoas dos mais diversos países, libaneses, japoneses, etíopes, italianos, chilenos, lituanos, argentinos, quirgistãos, australianos, indianos, coreanos, espanhóis, entre outras tantas nacionalidades. É maravilhoso um mundo todo prostrado diante de Deus, todos os continentes e línguas, e Jesus Cristo sendo o nosso ponto em comum, tantas culturas que se unem diante de um mesmo Deus.
Encontrei amigos, conheci novas pessoas, conversei com vários cantores brasileiros como Nilton Jr, Davidson Silva, Eros Biondini, Dunga, Marcio Pacheco, Guilherme Sá (Rosa de Saron), Rafael Morel (Missionário Shalom), pessoas que buscam assim como nós fazer a vontade de Deus com suas vidas e dons.
Algo inesquecível foi ouvir as palavras do santo padre, o Papa Bento XVI, nos enviando pelo mundo, após a Jornada, para evangelizar muitos jovens que nos esperam em todos os cantos da Terra. E reafirmou as palavras de Cristo: “Eis que estarei convosco até o fim do mundo!”
Voltei para o Brasil com muito mais força para buscar a santidade e levar a todos o amor de Cristo. Guardo em meu coração as palavras do Bispo Dom Odilo, que na catequese lá em Madrid disse: “A melhor parte da JMJ ainda está por vir, é a volta, quando todos são chamados a cumprir sua missão”. Vou buscar cumprir essa missão, com a certeza da frase de São Pio de Pietrelcina que ressoou em meu coração durante a jornada: “Sede constantes e perseverantes, o prêmio é dado a quem termina, e não a quem começa e depois pára”.
Essa perseverança vem ao termos os olhos fixos em Deus, que é loucamente apaixonado por nós, e como disse o Padre Evaristo Debiasi, emocionando a todos na celebração antes de nossa volta: “Deus ama tanto os homens que não sabendo mais como demonstrar isso, enviou seu único filho para nos amar de perto, e Jesus buscou amar-nos de todas as formas e quando não restavam mais formas de demonstrar, deu sua própria vida, seu sangue, por amor a nós”.
Todas estas palavras tão especiais ficarão gravadas em meu coração, até o fim de minha vida, até o fim do mundo.
O momento mais inesquecível da JMJ, e vejam que foram muitos momentos incríveis, foi a vigília com o Papa Bento XVI, e nela ocorreu um fato memorável. Em pleno “deserto” espanhol a chuva caiu, uma torrente d’água, e o Papa permaneceu conosco, a maioria dos jovens permaneceu mesmo com a chuva e o Papa disse ter orgulho dessa juventude. O Papa disse que o mundo precisa de uma juventude assim, que não teme as adversidades e vai até o fim, por Cristo. Dormir naquele lugar, sem conforto, no chão, mas com tantos jovens do mundo todo fazendo aquele esforço, fez-me lembrar dos Atos dos Apóstolos, de São Paulo que passou por tantas tribulações, e mesmo assim disse: “Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Fome? Nudez? Perigo? Espada? Em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou! Tenho a certeza de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os poderes celestiais, nem o presente, nem o futuro, nem as forças cósmicas, nem a altura, nem a profundeza, nem outra criatura qualquer será capaz de nos separar do amor de Deus por nós.” (Romanos 8,35.37-39)
Isto é um pouquinho do que vivi na JMJ 2011 em Madrid, contarei aos meus filhos e netos com certeza.
Esta es la juventud del Papa! Esta es la juventud del Dios!
Agora é seguir vivendo por Cristo, com Cristo e em Cristo…
E que venha a JMJ Rio 2013, toda a graça da Jornada, agora em nosso querido Brasil.
Que Deus abençoe à todos!
Com a intercessão da Sagrada Família de Nazaré.
Bruno Onofrio
Membro Consagrado CCSF – Missão São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...