domingo, 21 de julho de 2013

JMJ em foco: JMJ no Rio é a segunda na América do Sul

JMJ no Rio é a segunda na América do Sul

Esta é a 27ª edição do evento. Filipinas, em 1995, foi a que atraiu mais fiéis


Quando a Jornada Mundial da Juventude  (JMJ) do Rio de Janeiro tiver seu início, na próxima terça-feira (23), será apenas a segunda vez que o encontro dos jovens católicos é realizado em solo sul-americano. Por coincidência, a única oportunidade em que o evento aconteceu na América do Sul foi em 1987, na Argentina, país onde nasceu o Papa Francisco, que faz a sua primeira grande viagem internacional nessa JMJ Rio2013, desde que assumiu o mais alto posto da Igreja Católica, em abril deste ano.
JMJ Rio2013 é a 27ª edição do evento, que por apenas cinco vezes foi sediado fora do continente europeu. Além da Argentina, Estados Unidos, em 1993; Filipinas, em 1995; Canadá, em 2002; e Austrália, em 2008; já sediaram uma jornada. Justamente em uma dessas cinco oportunidades, a JMJ alcançou o maior número de peregrinos participando do encontro. Na edição filipina da JMJ, na capital Manila, cerca de quatro milhões de fiéis participaram da reunião da juventude católica.
O número de inscritos da jornada do Rio de Janeiro está longe de bater o recorde da edição filipina. De acordo com a assessoria de imprensa da JMJ Rio2013, 350 mil peregrinos de 175 países se inscreveram. No entanto, como as inscrições ainda podem ser feitas presencialmente até o próximo dia 26, esse número deve aumentar, já que muitos dos fiéis se inscrevem de última hora. Os anfitriões brasileiros são responsáveis por 57% dos peregrinos já inscritos na JMJ Rio2013, com cerca de 200 mil. Os argentinos, conterrâneos do Papa Francisco, somam 22 mil, seguidos pelos norte-americanos, com 11 mil; chilenos, com 9 mil; e italianos, com 7,5 mil inscritos.
1 / 9
História
A Jornada Mundial da Juventude foi criada a partir de outro grande ato da Igreja Católica: o Encontro Internacional da Juventude, com o então papa, João Paulo II, em 1984. Este encontro foi celebrado na Praça São Pedro, símbolo do Vaticano, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na oportunidade, João Paulo II entregou aos jovens uma cruz, que se tornou, ao lado do Ícone de Nossa Senhora, o símbolo de todas as JMJs. Hoje, ela é denominada Cruz Peregrina.
Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o Ano Internacional da Juventude. Como em março deste ano houve outro encontro internacional de jovens católicos no Vaticano, o Papa João Paulo II anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
A primeira edição de uma JMJ ocorreu em 1986, em Roma. Nesta ocasião, o evento foi realizado apenas em âmbito diocesano, assim como ocorre todos os anos, sendo celebrado sempre no Domingo de Ramos na capital italiana. Jornadas em nível internacional, como a do Rio, acontecem num intervalo que pode variar entre dois e três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...