quarta-feira, 17 de julho de 2013

Voz das vocações

Seminarista: Ueriques Santos Diocese de São Carlos-SP
Deus ama com o ágape, o amor descrito em I Coríntios 13. Ele te ama tanto que Ele enviou Seu Filho para morrer na cruz por você, para que você possa ter a vida eterna. Seu amor não é baseada em performance. Cristo te ama tanto que enquanto você estava ainda um pecador, Ele morreu por você.

O amor de Deus por você é incondicional e imerecido. Ele te ama apesar de sua desobediência, a sua fraqueza, seu pecado e seu egoísmo. Ele te ama o suficiente para fornecer uma forma de vida abundante e eterna. Da cruz Cristo grita: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que estão fazem." Se Deus amava aqueles que são pecadores tanto assim, você pode imaginar o quanto Ele te ama - Seu filho por meio da fé em Cristo e que procura agradar a Deus?

Lições de amor do Filho Pródigo

A parábola do filho pródigo, como registrado em Lucas 15, ilustra o amor incondicional de Deus para Seus filhos. Filho mais novo de um homem perguntou ao seu pai a sua parte da herança, embalado seus pertences, e fez uma viagem a uma terra distante, onde ele perdeu todo o seu dinheiro em festas e prostitutas. Sobre o tempo em que o dinheiro se foi, uma grande fome varreu a terra, e ele começou a passar fome. Ele finalmente caiu em si e percebeu que os homens contratados de seu pai, pelo menos, tinha que comer. Ele decidiu, "Eu irei ter com meu pai e dizer: 'Pai, pequei contra o céu e você, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Tome-me como um homem contratado".

Enquanto ele ainda estava a uma longa distância, seu pai o viu chegando e se encheu de compaixão amorosa. Ele correu para seu filho, abraçou-o e beijou-o. Eu acho que a razão pela qual ele viu o filho chegando enquanto ele ainda estava a uma longa distância era que ele estava orando para o retorno de seu filho e passou muito tempo a cada dia assistindo esse caminho solitário em que seu filho iria voltar.

Mesmo que o filho estava fazendo sua confissão, o pai interrompeu a instruir os funcionários para matar o novilho cevado e se preparar para a celebração - o seu filho perdido havia se arrependido, ele mudou de ideia e voltou a tornar-se parte da família novamente.

Deus demonstrou Seu amor por nós antes de sermos cristãos, mas essa história torna óbvio que Deus continua a amar seu filho que se desviou longe d’Ele. Ele aguarda ansiosamente o seu regresso à família e comunhão cristã.

Mesmo quando você é desobediente, ele continua a amar você, esperando por você para responder ao Seu amor e perdão. Assim Paulo escreve:

Uma vez que pelo seu sangue, ele fez tudo isso para nós, pecadores, quanto mais ele fará por nós, agora que ele nos declarou não culpado? Agora, ele vai nos salvar de todos da ira de Deus por vir. E uma vez, quando éramos inimigos, fomos levados de volta a Deus pela morte de seu Filho, que bênçãos que ele deve ter para nós agora que somos seus amigos, e ele está vivendo dentro de nós!

Deus disciplina aqueles que amam.

O amor que Deus tem para você é muito além de nossa compreensão humana. Jesus orou: "Minha oração por todos eles é que eles vão ser um só coração e mente, assim como você e eu,... Eu neles e tu em mim, todos os sendo aperfeiçoado em um - para que o mundo vai saber que você me enviou e vai entender que você os ama tanto quanto você me ama.”.

Pense nisso! Deus te ama tanto quanto ama Seu Filho unigênito, o Senhor Jesus. O que um escalonamento, a verdade esmagadora de compreender! Você não precisa ter medo de alguém que você ama perfeitamente. Você nunca precisa estar relutante em confiar em Deus com toda a sua vida, pois Ele te ama de verdade. E a parte quase inacreditável de tudo é que Ele te ama mesmo quando você é desobediente.

Mesmo no nível humano, pais amorosos exibir tal amor. Por isso, é em seu relacionamento com Deus. Quando você é desobediente, Ele disciplinas ou corrige você, porque Ele te ama.

Hebreus 12 ensina sobre o amor que motiva a disciplina de Deus:

Caríssimo, não fique bravo quando o Senhor te corrige. Não desanime quando Ele tem que mostrar onde você está errado. Pois quando Ele corrige você, isso prova que Ele te ama... Deixa Deus treiná-lo, pois ele está fazendo o que qualquer pai amoroso faz por seus filhos. Quem já ouviu falar de um filho que nunca foi corrigido?

“Uma vez que nós respeitamos os nossos pais aqui na terra, embora eles nos punir não deveriam apresentar ainda mais alegria ao treinamento de Deus para que possamos começar a realmente viver?
Nossos pais terrenos nos educaram por alguns breves anos, fazendo o melhor para nós que eles sabiam, mas a correção de Deus é sempre certo e para nosso bem, para que possamos partilhar a sua santidade.Ser punido não é agradável enquanto isso está acontecendo - dói! Mas depois podemos ver o resultado, um crescimento tranquilo na graça e caráter.”

A morte de Cristo na cruz de uma vez por todos satisfeitos a ira e a justiça de Deus para o pecado do cristão. Deus corrige e disciplina você para ajudá-lo a crescer e amadurecer espiritualmente. 

O amor de Deus alcança além das circunstâncias

Os primeiros cristãos sofreram perseguições, dificuldades e sofrimento inacreditáveis. No entanto, Paulo escreveu-lhes:

“Quem, então, nunca pode manter o amor de Cristo por nós? Quando temos problemas ou calamidade, quando são caçados ou destruídos, é porque Ele não nos ama mais? E se estamos com fome, ou sem dinheiro, ou em perigo ou ameaçadas de morte, que Deus nos abandonou? Não, pois as Escrituras nos dizem que por sua causa precisamos estar prontos para enfrentar a morte a cada momento do dia - somos como ovelhas que aguardam o abate, mas apesar de tudo isso esmagadora vitória é nossa, embora Cristo, que nos amou o suficiente para morrer nós.
Pois estou convencido de que nada pode nos separar do seu amor. A morte não pode, e a vida não pode. Os anjos não vai, e todos os poderes do inferno em si não pode manter o amor dos deuses distância. Nossos medos de hoje, ou amanhã, ou se preocupa com onde estamos - no alto do céu, ou no oceano profundo - nada será capaz de nos separar do amor de Deus demonstrado pelo nosso Senhor Jesus Cristo, quando Ele morreu por nós”.



Esse amor está além da nossa capacidade de compreender com as nossas mentes, mas não está além da nossa capacidade de experimentar com nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...