sábado, 6 de julho de 2013

Voz do seminário

Solidão

Como seres sociais, a maioria de nós sente a necessidade de contato social e relacionamentos gratificantes. Uma definição comum de solidão é que é a sensação que temos quando a nossa necessidade para esse tipo de contato não seja cumprido. No entanto, a solidão não é o mesmo que estar sozinho. Você pode optar por ficar sozinha e viver feliz sem muito contato com outras pessoas. Ou você pode ter muito contato social, ou estar em um relacionamento ou parte de uma família e ainda se sentir solitário. 

“Solidão não está se sentindo parte do mundo. Você pode estar cercado por um monte de pessoas, mas... Você está [ainda] solitário.”


O que faz as pessoas só?

A solidão tem várias causas e afeta as pessoas de forma diferente. Muitas vezes as pessoas se sentem solitários por causa de suas circunstâncias pessoais. Mas às vezes a solidão é um sentimento mais profundo, mais constante que vem de dentro.

Circunstâncias pessoais


Alguns estilos de vida e as tensões da vida diária podem fazer algumas pessoas socialmente isolados e vulneráveis ​​à solidão. Há muitas situações que podem fazer você se sentir isolado ou solitário.

Sentimentos internos de solidão

Algumas pessoas experimentam sentimentos profundos e constante de solidão que vêm de dentro e não desaparecem independentemente da sua situação social ou quantos amigos que eles têm. 
Há muitas razões para as pessoas experimentam este tipo de solidão. Você pode se sentir incapaz de gostar de si mesmo ou para ser apreciado por outros, ou você pode não ter autoconfiança. Isso pode vir de ter sido amado como uma criança para que, como um adulto, você continua a sentir-se indigno de ser amado em todos os relacionamentos. Ou, às vezes, consciente ou inconscientemente, as pessoas se isolam em seus relacionamentos porque eles têm medo de ser ferido. 

Solidão é um efeito colateral das barreiras que colocamos ao longo dos anos para nos proteger do mundo, e o mundo de nós.

Diante de toda essa análise podemos concluir que independentemente, de tudo o que fazemos e buscamos nada nos preencher desse vazio interno que sentimos dentro de nós, ainda que experimentassem de tudo o que o mundo pode oferecer, de nada vale, pois nada pode ocupar o lugar que Deus criou em nós para habitar. 

O mundo tem nos alienados com essa mentalidade de tudo gozar de nossos prazeres, sabendo que nem todo nosso prazer será uma satisfação, por acaso um homem é feliz quando mata outro, ainda que existam motivos para mata-lo? Estamos presos em nossos sentimentos, praticamente escravos, pois se enquanto não realizarmos nossos desejos nos frustramos, mas quando realizamos, ainda sim nos frustramos porque vimos que não deveríamos realiza-los. Assim é um homem escravo em seus próprios prazeres, quer dominar tudo, mas não consegue dominar a si mesmo. 

Nada tira o lugar de Deus, se não damos acesso a Ele, ninguém vai tomar, podemos passar a vida inteira buscando e tentando preencher esse lugar, pois "De nada vale um homem sem a fé no seu Senhor, é semelhante ao corpo sem vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...