terça-feira, 13 de agosto de 2013

Nascimento de uma nova cultura vocacional



Nascimento de uma nova cultura vocacional
“É importante que na paróquia seja sempre muito forte a consciência vocacional de todos os fieis” – disse Amedeo Cencini, professor de Pastoral Vocacional na Universidade Salesiana, no III Fórum Nacional de Vocações, realizado em Fátima. 
Durante dois (27 e 28 de Outubro), os participantes reflectiram sobre «A paróquia como lugar vocacional» e nas palavras de abertura desta iniciativa, o Presidente da Comissão Episcopal das Vocações Ministérios, D. António Francisco Santos, sublinhou que a causa que “aqui nos congrega é de importância relevante para a Igreja de Portugal”. As razões que levaram a um tão grande número de participantes realçam “de modo claro e inequívoco que não faltam trabalhadores dedicados e generosos neste campo da vanguarda da missão: a pastoral vocacional nas nossas Igrejas Diocesanas e em todos os Institutos de vida consagrada”. 
“A paróquia tem sempre a abundância dos dons, de carismas, de ministérios, de tudo o que o Espírito Santo dá à sua Igreja, em ordem à salvação de todos” – referiu o Pe. Amedeo Cencini que orientou quatro conferências: “Pedagogia Vocacional na Paróquia”; “Dinamismos da fé e pastoral vocacional”; “Itinerários Vocacionais” “e Testemunhos/Mediações Vocacionais”. 
Na sua mensagem para a XLIII Jornada Mundial de Oração pelas Vocações, em Maio passado, D. António Francisco dos Santos, presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, referia que “a Pastoral Vocacional pode e deve ser o motor da mudança cultural e da renovação pastoral das Paróquias”. “O processo de desvalorização cultural e eclesial das vocações empobrecem as Paróquias e os Movimentos Apostólicos. Urge reencontrar esta natural correlação entre o dinamismo vocacional de uma Comunidade e o seu crescimento na fé” - escreveu o prelado. 
A crise vocacional mais grave é a ausência da perspectiva cristã nas diferentes realizações profissionais. Nesta linha, Amedeo Cencini sublinha que é necessário que nasça uma “nova cultura vocacional”. Na Pastoral Vocacional, “não faz sentido trabalhar em busca de uma só vocação” porque “todos os viventes são chamados”. 
A Paróquia é na realidade um verdadeiro lugar vocacional e fonte de dinamismos de fé e de vocação. “Nasceram na Paróquia e na Família muitos dos itinerários vocacionais de todos nós” – afirmou D. António Francisco Santos. E finaliza: “importa ter um olhar novo e diferente para todos os agentes da pastoral que são sempre agentes de pastoral vocacional”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...