sábado, 5 de outubro de 2013

Ninguém pode servir a dois senhores


Pax Iesu et Mariae
Seminarista: Cléber Aparecido
Amados irmãos e irmãs em cristo, hoje somos convidados ter uma grande Decisão o querer o amor de Deus ou o Deus dos pecadores o mundo?

Primeiro temos que entender os bens terrenos não traz a santidade, pode trazer a felicidade mas pode nos tirar a salvação e assim cairemos no mundo de ilusão......

Mundo

1.1: dinheiro

“Ninguém pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará a outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (São Mateus 6,24).

Não podemos andar para dois lado diferente para direita ou para esquerda é necessário que nós coloquemos em foco a nossa condição, e nossa origem, mas muitas vezes preferimos ter um espelho mágico, que nos vai cobrir a verdade e nos mostra a mentira.
Costuma-se brincar dizendo que ninguém consegue assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Ou faz uma coisa ou faz outra. “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.
Estamos acostumados com nossas desculpas: “Afinal de contas, não estou servindo ao dinheiro. Procuro ter dinheiro, ganhar a vida e progredir. Qualquer pessoa precisa progredir, pensar na vida, nos filhos, no futuro. Preciso garantir o que já tenho”. Nunca consideramos estar servindo ao dinheiro, ou seja, vivendo em função das riquezas. Aqui, “servir” está nos sentido de viver em função dele [dinheiro]. Ou você vive em função de Deus e do Reino de Deus ou vive em função do dinheiro.
jesus nos vai mostrar a dar para o mundo o que é do mundo e a dar o que é de Deus para Deus quando respondeu ao grupo de fariseus e herodianos que lhe perguntaram se era lícito pagar o tributo a César (Mt., 22, 15-22), Jesus não estava apenas reenviando seus capciosos detratores à iniqüidade de sua intenção. Mais do que isso, acabava de lançar as bases da separação entre a ordem da política e a ordem do espírito. A parêmia, que o evangelista Mateus fixou em termos lapidares, iria constituir-se, daí para frente, em espécie de fio subterrâneo que alimentaria, através dos séculos, todas as construções teóricas que assinam ao Estado e à Religião domínios distintos e que, sem serem reciprocamente impermeáveis, concernem a objetos próprios.

é como o Padre Jonas Abib vai dizer: "Você não precisa seguir a loucura do mundo, estar sempre na moda, hoje, amanhã e depois de amanhã... não precisa de nada disso. Pode ter muito bom gosto e ser simples. O Senhor que que Seus filhos tenham trabalho, ganhem o pão com o suor de seu rosto, que tenham sua casa com móveis, com o necessário. Contudo, você não precisa de luxo nem de ostentação. O Pai quer que Seus filhos trabalhem, mas não quer que vivam em função do trabalho e do ganhar mais".

1.2: O Tesouro no céu

Estamos entrando em um trecho do sermão da montanha  que trata de um tema esquecido: a existência de um tesouro no céu

Em nossos dias as homilias dos Santo Padre, do Bispo e dos padres e até dos missionários e pregadores foi desprezada por muitos, entrando a questão das palavras que eu quero ouvir e não o que eu preciso ouvir, pois bem a sociedade que é consumista fazendo que a nossa fé seja da felicidade consumista. Tais atitudes desvia a atenção daquela que é a primeira dimensão da obra de Jesus Cristo: Salvação
Talvez esse seja um tema esquecido pelos homens pois que iniciativa em demasia a busca do dinheiro sucesso e saúde física.
Falar em salvação nos leva o conceito de pecado e em  consequência a  exigência da conversão. Para não cair na tentação de escraviza-se aos bens materiais é preciso ter sempre presente que a nossa segurança depende dele, que os bem adquiridos na inveja  de maneira errada ou somente para a   satisfazer nosso egoismo não tem o poder de fala felicidade.
     Normalmente o dinheiro e tudo aquilo que ele pode dar, exerce fascínio sobre o homem. Então, a relação com o dinheiro deve ser atenta para que os cuidados com ele não acabem sendo o maior interesse da nossa vida.
Infelizmente, a tentação trouxe aquilo que São João, em sua carta, chama de concupiscência da carne, dos olhos e soberba da vida. Temos tudo isso: concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e soberba da vida. Você vê mais e quer ser mais do que os outros.


Concluo com as palavras do monsenhor padre Jonas Abib
"Você não precisa seguir a loucura do mundo, estar sempre na moda, hoje, amanhã e depois de amanhã... não precisa de nada disso. Pode ter muito bom gosto e ser simples. O Senhor que que Seus filhos tenham trabalho, ganhem o pão com o suor de seu rosto, que tenham sua casa com móveis, com o necessário. Contudo, você não precisa de luxo nem de ostentação. O Pai quer que Seus filhos trabalhem, mas não quer que vivam em função do trabalho e do ganhar mais.

O que Jesus nos diz é muito sério! E justamente por isso deve ser encarado com seriedade: “Ninguém pode servir a dois senhores. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 

                                   Para que lado está caminhando sua vida?

Paz e Bem
muito obrigado por ter vindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...