segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Px Iesu et Mariae: "“Ser santo é ser Cristo” e sem deixar de ser jovem

Um texto oficial: Pax Iesu et Mariae"
“Ser santo é ser Cristo” e sem deixar de ser jovem
Amados irmão antes de iniciar essa pequena reflexão coloquemos diante do mestre Jesus e rezemos invocando a sua Luz do seu santo Espírito para que nos de o Dom do Santo Entendimentos:
Oremos: “Senhor Jesus, Mestre, Verdade, Caminho e Vida,
vem até a minha casa, a minha família, ao meu trabalho, ao meu mundo.
Ilumina os cantos escuros da minha vida com a tua Verdade.
Mostra-me o Caminho certo que devo seguir.
Dá-me tua mão.
Restaura-me as forças com a tua Vida”

O ser santo é caminhar na santidade ir á até o amado em único gesto: “Amando”, pois eu acredito que o amor é algo Divino que procede do Criador e que está ligado nele, pois vejamos a linhagem do amor está enraizada na cruz, pois o madeiro que era de maldição para muitos se tornou símbolo divino do amor, e assim, não é de se estranhar que os santos são apaixonados pela contemplação da Cruz. Contudo Cristo semeou o amor ele infundiu nos corações humanos esse divino Dom de realeza assim todo aquele que quer caminhar em uma vida santa é necessário também semear o amor e amar o seu próximo como manda Jesus no santo evangelho, é assim o primeiro passo de Ser cristo e os outros passos nascem durante o tempo de oração e doação sem mesmo nós enxergar que estamos fazendo o muito pelo tudo.

Ser santo e ser o amado são no tempo de hoje também um desafio em que não é impossível mais nós que tornamos difícil, amados quando deparamos com a Vida de Santa Terezinha do Menino Jesus, Santa Tereza de Jesus, São João da Cruz com sua grande mística e  de São Francisco, observamos tanto uma vida romantizada cheias de milagres que esquecemos que eles também foram seres humanos e pecadores mais que com o ato do amor eles conquistaram seu espaço fazendo tão pouco que para Deus foi muito para que eles assim pudessem chegar a auge de “eleitos do altíssimo”. Tudo isso não é impossível e sim possível só basta colocarmos um objetivo de vida e uma meta em nossa vida renunciando a nós mesmo e começando primeiramente rezando “a oração é essencial para se iniciar a vida de santidade”

O Jovem hoje em dia vê a questão de santidade e observa como um ato tão antigo de nossa Igreja ou se não que só é possível para Sacerdotes, freiras, monges, frades, seminaristas, noviças, beatas e beatos de igreja. Mas não é assim não é a batina ou o hábito que vai fazer uma pessoa santa, mas como nosso amado papa João Paulo II dizia “ser santo sem deixar de ser jovem”......

A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” (Joao Paulo II)”

Unir a nossa  jovialidade com a certeza de que Deus está conosco é totalmente possível. Ele não nos tira nada, pelo contrário Ele nos dá tudo! Ele se faz nosso amigo no presente, e tem a minha e a sua  história na sua mão: nela segura firmemente o  nosso passado, com as fontes e os alicerces do nosso ser; nela guarda ansiosamente o futuro, e nos faz vislumbrar a mais bela alvorada de toda a minha vida. É com esta mão forte que nós temos que haver a certeza que  quando nós caímos e não podemos ficar largado no chão. Ele tem a voz que ecoa no silêncio do nosso coração nos acordando pra vida. Então meus queridos o Santo no tempo de hoje século XXI usa chinelo, calça jeans, camisa regata ou até bermuda etc... Você pode ir em uma balada, em churrasco, em uma praia, em uma chooperia ou até em uma praça mas em tudo ser um Cristo nesse lugar vivendo a verdade e sendo exemplo de ser humano e de juventude já dizia o Papa Emérito Bento XVI que nos recomenda e nos alerta:

“Quando o jovem não se decide, corre o risco de ficar uma eterna criança!                     ( Bento XVI)”

Não podemos ser criança devemos crescer! Precisamos nos decidir! E dizer: “Hoje me decido a ser Santo! Santo sem deixar de ser Jovem”.
Temos a coragem de ter decisões definitivas porque sei que na verdade são as únicas que não destroem a nossa liberdade, mas criam a justa direção, possibilitando seguir em frente e alcançar algo de grande na vida. Algo que nos é garantido! A vida eterna! O céu.
Desafio-te a ser santo. Topa? Ser santo sem deixar de ser jovem! E pra provar que é possível temos muitos exemplos de pessoas que começaram este projeto de santidade ainda na juventude e se transformaram em santos de altares.
Como Irmão seminarista me diz: “Se tua meta é o céu, seja tua meta ser santo”

Então “Ser santo é ser Cristo” e sem deixar de ser jovem.....

Oremos: “Pai, torna-me solidário com todas as vítimas da exclusão social, especialmente, as mulheres, a exemplo de Jesus que as libertou da opressão em que se encontravam.

Seminarista Cléber Aparecido
 Diocese de São Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...