domingo, 4 de maio de 2014

Eterna Verdade e Verdadeira Caridade


São João 1,1-18 

De: Seminarista Diocesano Ueriques O. Santos

“1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio junto de Deus. 3 Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. 4 Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. 6 Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. 7 Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. 8 Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 9 [O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. 10 Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu. 11 Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. 12 Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus.14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade. 15 João dá testemunho dele, e exclama: Eis aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim. 16 Todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça. 17 Pois a lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. 18 Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou.” 

Podemos perceber nos quatro Evangelhos, que no inicio de cada um deles os Evangelistas escreveram uma retrospectiva de Jesus Cristo. O Evangelho de Marcos começa com uma citação de Isaías do antigo testamento para poder explicar a vida de São João Batista até chegar a Jesus, já no Evangelho de Lucas começa desde o nascimento de São João Batista. No Evangelho de Mateus vai um pouco mais afundo, começa desde Abraão o pai da fé, passa por Maria e Jose pais de Jesus. 

Vamos mergulhar no Evangelho de São João que vai desde a eternidade para a eternidade, antes até mesmo da criação do mundo. 

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus.” (João 1,1-2). 

João nestes dois versículos viaja para o seio da eternidade, da Santíssima Trindade onde existia Semente Deus e a Palavra, Palavra esta que estava junto de Deus e que é o próprio Deus. Foi a partir desta verdade revelada por Deus onde começou a história da humanidade. 

“Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.” (João 1,3-5). 

Começamos já perceber o inicio da criação, onde tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada foi feito. Em Deus havia vida que era a luz dos homens a razão da existência do homem. O homem ferido pelo pecado se afasta de Deus, pois Deus é Santo e não habita onde tem pecado. Deus em sua infinita bondade e misericórdia envia Sua luz para o homem pecador, mas o homem não o compreendeu esta luz que era enviada por Deus para a remissão dos pecados. 

“Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz.” (João 1, 6-8). 

O evangelista sai da eternidade e parte para o plano divino da salvação, que começa partir de São João Batista que veio para dar testemunho de Jesus Cristo o verdadeiro Messias que o povo sempre esperou. João é a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías (40,3). 

João Batista era filho de Zacarias, um sacerdote do Templo, em Jerusalém, e Elizabeth, uma parenta de Maria, que a visitou. Ele nasceu provavelmente em sudoeste de Jerusalém após o Anjo Gabriel havia dito Zacarias que sua esposa teria um filho, mesmo que ela era uma mulher velha. 

Ele viveu como eremita no deserto de Judéia até cerca de 27 D.C. Quando ele tinha 30 anos, começou a pregar nas margens do Jordão contra os males dos tempos e dos homens chamados para penitência e batismo "para o Reino de Céus está próximo ". 

Ele atraiu grandes multidões, e quando Cristo veio a ele, João o reconheceu como o Messias e O batizou, dizendo: "Eu é que preciso batismo de Você”. Quando Cristo saiu a pregar na Galiléia, João continuou a pregar na Jordânia vale. Com medo de seu grande poder com o povo, Herodes, mandou prendê-lo e preso em Fortaleza no Mar Morto. 

João era decapitado a pedido de Salomé, filha de Herodíades, que pediu sua cabeça, por instigação de sua mãe. João inspirou muitos de seus seguidores a seguir Cristo , quando ele designou-o "Cordeiro de Deus", entre eles André e João, que veio a conhecer a Cristo através da sua pregação. João é apresentado no Novo Testamento como o último do Antigo Testamento profetas e o precursor do Messias. Seu dia de festa é 24 de junho e a festa de sua decapitação é 29 de agosto. 

“[O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1,9-14). 

Jesus Cristo é o Verbo de Deus, que veio ao mundo, do qual Ele mesmo criou. Veio para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente. 

Deus criou o homem por amor e para amar, mas o homem traiu a Deus, querendo se igualar a Ele. O homem estava tão distante de Deus nada que o fizesse poderia alcançar a Deus, tamanho que estava a mancha do pecado. Então Deus Pai inclinou-se em sua misericórdia e “enviou Jesus Cristo seu único filho unigênito para todos os que Nele crerem não pereça mais tenham a vida eterna”. (João 3,16). 

Jesus veio ao mundo para salvar e não condenar veio como que uma ovelha pronta para ir até ao matadouro. “Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor.” (Filip 2,6-11). 

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1,14). Jesus como vai dizer Santo Agostinho é “Eterna verdade e verdadeira Caridade”, amor este que não somos capazes de compreender, e se ao menos compreendêssemos um pouco deste amor, nos renderíamos por inteiro. 

“João dá testemunho dele, e exclama: Eis aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim. Todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça. Pois a lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem o revelou.” (João 1,15-18). 

Nunca vimos Deus, é Jesus Cristo que esta no seio da Santíssima Trindade, é quem revelou. É por meio d’Ele e a Igreja a qual institui a Pedro como vai nos mostrar o Evangelista Mateus: “tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela” 
(Mateus 16,18). 

Se a  salvação não fosse pela Igreja Católica Apostólica Romana, que é ligada pela Eucaristia, Palavra de Deus e Magistério, não era necessário Jesus vir ao mundo para nos salvar, por ser Deus poderia nos salvar de qualquer outra maneira. "Jesus veio para servir e não para ser servido", veio para ser Igreja no meio de todos, como hospital a cuidar dos doentes.

“Jesus é o sonho de Deus realizado”, vem para o meio de nós com o propósito de nos salvar e nos mostrar a face do verdadeiro homem, que Deus sonhou para a humanidade. Temos então o objetivo de viver a verdade pelo modelo mais perfeito que é Jesus Cristo o verbo de Deus encarnado. Sejamos então imitadores da verdade, imitadores do Cristo. 

A Igreja é a “realidade da eternidade que nos toca” (Papa Paulo VI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...