segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Cap. 1: Maria, modelo de mulher hoje

-Maria, o modelo de mulher hoje!

Em que espaço e momento a mulher vive hoje? Qual é a sua ação do mundo contemporâneo?
Ao decorrer do tempo a mulher começa a ser reconhecida para além da simples mãe e  dona de casa. As mulheres ocupam hoje posto de trabalho, cargos no governo, tornam-se as grandes referencias culturais. Essas transformações, esses alcances teve suas percepções desde as Guerras Mundiais do século passado quando as mulheres tiveram que largar suas casas para ocupar um espaço vazio  deixado pelos homens que seguiram para os combate, é irrevogável. Entretanto as mulheres hoje são muito mais que mães; tornaram-se influentes e verdadeiras chefes de família, verdadeiras máquinas de trabalho ou melhor verdadeiras pensadoras.
Após esses períodos de tensas luta pela igualdade de gênero, a mulher se destaca, enfim, descobrir-se mulher: com sua densas complexidade, com suas características físicas, as afetividades e emoções próprias e com sua grande capacidade de ler o mundo de uma forma bastante diferente que a dos homens - uma leitura que abrange a poesia, que inclui as famosas entrelinha, que inclui o que não é dito expressamente, mas que se baseia nos olhos e nas atitudes do próximo.
Então se fossemos pensar o que Maria diria sobre essa nova mulher? Teria sido ela uma mulher á frente de seu tempo e, assim, capaz de se tornar um marco hoje para a mulher moderna?
Bem provável, Maria não foi ninguém á frente de seu tempo para a sociedade. E sim somente uma mulher. Mulher que com sua sensibilidade feminina teve a capacidade de perceber que naquele ser que lhe interpelou certo dia em Nazaré, um envidado do altíssimo. Mulher cujo a crença acreditou que esse mesmo altíssimo era capaz de fazer grandes obras e por que não seria capaz de realizá-las nela própria? Ora mulher cujo a pertença a seu mundo sabia das conseqüências que traria o seu sim em sua vida, poderia por ele ser levado a pior justiça humana; á morte. Mulher esta que com grande coragem confessou-se grávida ao noivo, caminhou com ele, já esposo, para a terra estranha, criou o filho já viúva, seguiu com fervor os passos do filho em sua missão e, finalmente, corajosamente  seguiu-o contorcida em dores, mas com firmeza até a santa cruz. Mulher de grande sabedoria que conhecia o seu Deus e que sabia que ele não a desamparia.
Contudo, esses ponto que Maria assina para a mulher do tempo presente. Mulheres sensíveis que encontram a poesia do mundo e as transcedem aos homens e ás crianças. Mulheres com a certeza de costruir as maravilhas nascidas do nada. Mulheres de grande atuação que lutam pela a melhoria da vida de sua família, e de seu espaço trabalho, o no ambiente social de sua cidade. Mulheres  fortes que enfrentam a violência, buscam com fé novos caminhos, que lutam contra as doenças, que enfrentam as situações de diversos tipos, com a clara certeza que cabe a elas a construção de um novo mundo.
Mulheres estas que, por fim, se sabem ser mulheres, criaturas abençoadas por Deus com graça da maternidade, com possibilidade de gerar vida desde seus corpos até seus atos.
Mulheres que, por fim, se sabem mulheres, criaturas abençoadas por Deus com a graça da maternidade, com a possibilidade de geração da vida desde seus corpos até seus atos.
A essas criaturas femininas, o sim de Maria é bastante secreto em si: ainda que não as percebem, dizem-no todos os dias quando saem para o trabalho, quando zelam por suas famílias, quando reclamam da injúrias, quando mostram- mesmo sem o saber- que a vida tem um sentido.
As mulheres de nossas época podem cantar como outrora a santa Mãe de Deus cantou: minha alma engrandece ao Senhor. Confirmando o sim, porque sua existência mostra ao mundo uma outra face de Deus: um Deus atuante, compassivo, trabalhador; um Deus atento à humanidade, um Deus cuidador, um Deus provedor.
O que Maria tem a dizer a mulher hoje? Que sejam apenas mulheres e, através de si, deixem Deus ser apenas Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...