segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Nelsinho Santana roga por nós




Ele olha por nós


A irmã de Nelsinho Santana Maria José Calori lembra que a retirada do braço esquerdo do irmão foi um sofrimento terrível para os pais. “Meus pais choravam muito. Nós sabíamos pouco o que estava acontecendo. Recentemente, fomos procurados pelo padre da matriz e ficamos sabendo que meu irmão ajuda as crianças e que a beatificação e canonização dele está a caminho.” 

Calori lembra que a mãe morreu há cinco anos, mas o pai está com 83 anos e consciente. “Ele anda muito, visita a gente constantemente. Ele está muito feliz com a notícia da beatificação do meu irmão. O Nelsinho sempre atendeu nossos pedidos.”

Segundo a irmã, são poucas as imagens do irmão. “Nós não tínhamos máquina fotográfica à época. Dizem que santo não tem foto. Eu me lembro que ele andava feito uma pessoa idosa, magrinho.” 



____________________


Ibitinga se prepara para a beatificação 


O primeiro passo para que Nelsinho Santana vire santo já foi dado. O Vaticano reconheceu que ele é servo de Deus. O fato aconteceu em 2009, graças aos milagres atribuídos a ele. A partir daí, a Comissão Histórica da matriz de São Bom Jesus de Ibitinga busca a beatificação, explica Eugênio Aparecido Coleone. “Estamos fazendo um trabalho de levantamento de dados, colhendo depoimentos e atribuições de graças para fazer parte do processo de beatificação.”

A previsão é a de que até o primeiro semestre do ano que vem, o processo seja concluído e Nelson Santana seja considerado um beato pela Igreja Católica Apostólica Romana. Vencida essa etapa, a comissão começa a trabalhar no processo de canonização.

“Como ele é criança, não tem muitos dados para levantar. O processo de beatificação deve ser concluído no começo de 2012. Vamos ter a cerimônia de beatificação. Para continuar, depende do desenrolar das coisas. De repente, é mais rápido do que a gente imagina.”

A divulgação dos feitos atribuídos a Nelson Santana pelo padre Gerhard Rudolfo Anderer em seu livro pode contribuir para o registro de outros milagres em todo o País. “Na divulgação desses fatos começou a aparecer essas intercessões atribuídas a ele. Pessoas que alcançaram graças.”

Em Ibitinga, segundo Coleone, há relatos de pessoas que foram agraciadas com cura através da intercessão de Nelsinho Santana. “Uma criança, recém-nascida, desenganada pelos médicos, foi curada. Recentemente, um advogado de São Paulo foi curado. Há documentos do Hospital São Luís que comprovam. Ele teria ficado ruim em Santos e foi para São Paulo. Pediu a intercessão de Nelsinho Santana e foi curado. Conhecia a história porque tem um parente que morava na cidade.”

Pedidos mais simples, como a cura de uma criança que não podia ingerir leite e após o pedido passou a tomar o líquido sem apresentar problemas, são comuns, enfatiza o membro da comissão. “Estamos confeccionando uma foto do Nelsinho. O bispo da diocese de São Carlos, dom Paulo Sérgio, vai montar uma oração que será do menino.”

Turismo religioso

A beatificação de Nelsinho Santana deve disparar o turismo religioso na cidade de Ibitinga, onde pelo menos 50% da população é católica praticante, prevê Caleone. Segundo ele, a prefeitura deverá montar projetos para acolher os turistas e montar nova infraestrutura. 
O secretário de Turismo do município, João Gabriel Marcone, ressalta que não há projetos específicos para acolher os turistas em busca de cura através de Nelsinho Santana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...