segunda-feira, 22 de julho de 2013

Fique Ligado JMJ 2013: Papa chega ao Brasil nesta tarde para 1ª viagem internacional do pontificado


Papa chega ao Brasil nesta tarde para 



1ª 



viagem internacional do pontificado




Cento e trinta e um dias depois de ser eleito Papa e ter escolhido o nome Francisco, o argentino Jorge Mario Bergoglio chega ao Brasil na tarde desta segunda-feira (22) para a primeira viagem internacional de seu pontificado.

O motivo da visita é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre no Rio de Janeiro até domingo (29). Mas, até seu retorno para o Vaticano, Francisco também cumprirá agendas diplomáticas e irá atéAparecida (SP). Para as autoridades brasileiras, questões relativas à segurança e aos protestos de rua se transformaram em desafio e polêmica na visita papal. Para o Pontífice, o foco da viagem são os mais de 350 mil jovens inscritos na JMJ.

No Brasil, as mensagens do Papa encontram um cenário desafiador: a Jornada ocorre em um país de maioria católica, mas com baixo índice de fiéis ativos, aberto a diferentes correntes religiosas e com crescimento do número dos que se declaram "sem religião".
Papa Francisco embarcou carregando uma maleta. (Foto: Riccardo De Luca / AP Photo)
Em sete dias no país, Francisco fará ao menos 15 pronunciamentos. A expectativa de especialistas é que ele quebre protocolos e faça pregações emblemáticas para reforçar suas posições frente aos desafios da Igreja.

A visita será acompanhada com atenção ao redor do mundo através do trabalho de 5,5 mil jornalistas, sendo 2 mil apenas da imprensa internacional. A capa da revista Time publicada na semana passada resume a expectativa: a reportagem aponta que a visita será oportunidade para medir as forças do "Papa humilde" e o modo como ele está refrescando a face do papado.

Para promover o evento que atrai atenção mundial, a estimativa dos organizadores é que o custo da JMJ fique entre R$ 320 e R$ 350 milhões, dos quais 70% devem ser custeados pelos próprios peregrinos. Uma semana antes do evento, a organização disse ter arrecadado cerca de 20 milhões através de doações de empresas.

Agenda do Papa
Nesta segunda, Francisco desembarcará na Base Aérea do Galeão, de onde seguirá, em carro fechado, até a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro da cidade. De lá, vai de Papamóvel até o Theatro Municipal, em seu primeiro desfile pela cidade.

Segundo a Prefeitura do Rio, desde 0h da segunda está proibido estacionamento em vias da região central. Está previsto que o Papa chegue ao Centro às 17h. O fechamento da área central tem previsão de acontecer às 15h.

Na terça-feira (23), Francisco vai passar o dia descansando, sem compromissos oficiais. Já na quarta-feira (24), a agenda do Papa começa com uma visita a Aparecida, no interior de São Paulo. Na cidade, ele celebra uma missa no Santuário Nacional e almoça no Seminário Bom Jesus. São esperados 200 mil fiéis na cidade.

O retorno para o Rio de Janeiro está marcado para as 16h. No fim da tarde, o pontífice visita o Hospital São Francisco de Assis, já no Rio. A expectativa é de que o Papa inaugure o Polo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), que vai acolher dependentes químicos, de álcool e drogas.

O primeiro ato da JMJ com participação do Papa será na quinta-feira (25). Pela manhã, o Papa participa de uma missa privada no Sumaré. Depois, ele vai ao Palácio da Cidade, em Botafogo, para abençoar a bandeira olímpica e paraolímpica. Por volta das 11h, o compromisso é uma visita à comunidade da Varginha, na Zona Norte. Às 17h, vai à Praia de Copacabana, onde será celebrada a Festa da Acolhida com os jovens.

A sexta-feira (26) também começa com uma missa fechada no Sumaré. Após a oração, o Papa vai à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, encontrar com um grupo de jovens selecionados pela Igreja e que vão se confessar com Francisco. Haverá então um breve encontro com alguns jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim.
A oração do Ângelus será rezada no Palácio São Joaquim, residência do arcebispo do Rio. Também está prevista para sexta uma saudação ao Comitê Organizador da Jornada. No fim da tarde, o Papa segue para a Praia de Copacabana, onde será realizada a Via-Sacra.

No sábado (27), a manhã começa com uma missa com bispos na Catedral de São Sebastião. Por volta das 11h30, o Papa se reúne com membros da sociedade civil no Theatro Municipal. Após o ato, ele almoça com bispos e cardeais. No início da noite, o Pontífice vai a Guaratiba para a Vigília de Oração.

No domingo (28) de manhã, o Papa retorna a Guaratiba para realizar a Missa de Envio, marcada para as 10h. À tarde, após um almoço com sua comitiva, Francisco tem um encontro com a coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano. O Papa se reunirá ainda com voluntários da JMJ, no Riocentro, e participará da cerimônia de despedida, agendada para as 18h30. O embarque para Roma está previsto para as 19h.
Segurança e protestos
Os protestos realizados desde junho no Rio motivaram ajustes nos planos de segurança para a visita, apesar de o Vaticano assegurar na quarta-feira (17) que não havia motivo para preocupação. Uma das demonstrações disso é que Francisco dispensará o uso de papamóvel blindado.

O Exército informou que estará em todas as áreasda Jornada e que pessoas mascaradas ou com os rostos cobertos serão impedidas de entrar na celebração com o Papa no Campo da Fé, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.
Durante a passagem de Francisco pelo Rio, a "Operação Papa" mobilizará cerca de 13.700 homens, sendo 10.200 das Forças Armadas, 1.300 homens da Força Nacional de Segurança, além de agentes e policiais dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública. A Polícia Militar do Rio afirma que vai empregar 14 mil homens para fazer o patrulhamento da cidade.

No planejamento de segurança adotado pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, vinculada ao Ministério da Justiça, Copacabana é considerada a área mais complexa, já que o bairro deve receber cerca de dois milhões de pessoas na Via Sacra, que será realizada no dia 26 e terá a presença do Papa Francisco. Mais de dez mil agentes, entre policiais federais, rodoviários federais, civis, bombeiros, trânsito e defesa civil vão atuar no esquema.

Esquema de trânsito no Rio
A presença do Papa e os eventos marcados durante a Jornada irão afetar o trânsito no Rio de Janeiro a partir de terça-feira (23). Em Copacabana, onde devem ocorrer a Festa de Acolhida e a Via-Sacra, diversas vias serão bloqueadas. Também haverá proibição de estacionamento em algumas ruas.
Para auxiliar no deslocamento dos fieis, táxis foram autorizados pela prefeitura a cobrar a tarifa na bandeira 2 das 16h do dia 23 até o meio-dia do dia 29. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o objetivo é incentivar a maior disponibilidade de táxis em circulação durante o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...