domingo, 21 de julho de 2013

Você Sabia? Comunidade Alpha e Omega


A Comunidade Católica Alpha e ômega nasceu no dia 27 de fevereiro de 1991, após um retiro de Carnaval, cujas reflexões foram “As Bem-Aventuranças” (Mt 5,1-14).
Algumas pessoas, dentre elas um sacerdote, alguns casais e alguns jovens, sentiram no coração um forte desejo de se reunirem para estarem juntos e partilharem de suas vidas e do Evangelho, sem nenhuma pretensão, a não ser uma busca apaixonada por Jesus e de cada vez mais selarem entre si um amor verdadeiro e fraterno solidificado na Palavra e no conhecimento de cada um e na aceitação de suas histórias. Foram tempos de curas, libertações, amadurecimentos e posicionamentos na busca da vivência radical do Evangelho, mais precisamente da Palavra em Mt 16,15 “E vós quem dizeis que eu sou?”.
No período de um ano e na ânsia de dar respostas a Jesus, Ele mesmo se apresentou a nós respondendo em profecia ser o “Alpha e ômega, o começo e o fim” (Apoc. 21,6), o único capaz de nos revelar Deus, em condições de conduzir-nos aos seus braços, o único que tem palavras de vida e pelo qual vale a pena perder a vida. Desta profecia surgiu nosso nome. Fomos desta maneira na oração, na partilha e com alguns trabalhos apostólicos de pregações, retiros, formações em um sistema integrado de evangelização, na paróquia do Padre Emilio, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, projeto este montado por nós, firmando os laços e entendendo que o Senhor tinha algo de especial para nós.
Após três anos como grupo, sentimos o forte apelo de uma vida mais intensa de doação a Deus. Iniciamos a experiência da partilha total de bens e de vida em residência comum como em Atos 2,42, aventuramo-nos um pouco mais: Padre Emilio, um casal e duas jovens, com a benção de nosso Bispo.
A partir de então entendendo que o Senhor nos levava a algo que não sabíamos muito bem do que se travava. Padre Emilio já conhecia um pouco a realidade de comunidade. Procuramos auxílio na Comunidade Shalom que nos ajudou, com a partilha de sua experiência.
Com o caminhar fomos definindo nosso carisma; o fundador Pe. Emilio Carlos Mancini, a co-fundadora Maria Rita Granato Piva, nossa vida formativa e como derramar toda essa graça para as pessoas, em ajuda à Igreja, desejosos de não guardá-la só para nós, mas partilhá-la com muitos.
Nosso Carisma implica um modo particular de santificação e de vida apostólica, ao proclamar Jesus, como Alpha e Omega toda a comunidade deve ter presente que nosso Carisma, o nosso dom é Jesus Principio de nossa vida nossa existência – Tudo vem D’Ele e converge para Ele, é ter como principio de vida “Deus, somente Deus, em Tudo e sempre”.
Nossa espiritualidade, para ser vivida num verdadeiro clima de proclamação de fé, onde o nosso Deus possa ser ‘Tudo em todos’, é norteada pelos santos baluartes: João da Cruz, Teresa d’ávila, Terezinha de Jesus e São Francisco como patrono secundário, que são para nós sinais fortes da ação de Deus e auxiliam-nos na caminhada para o ‘Tudo’, numa entrega de vida contemplativa e ativa.
Pregamos retiros de formação e espiritualidade; realizamos semanas missionárias nas cidades ou em perímetros geográficos de uma paróquia; temos uma revista e jornal ‘Alpha e Omega’ que contém formação humana espiritual, e doutrinal; publicamos estudos bíblicos oracionais, um site www.alphaeomega.org.br um Colégio Católico Alpha e Omega, com educação infantil e ensino fundamental.
Iniciamos a vida missionária com casas em outras dioceses no ano 2000, quando nos foi dado um forte sinal por Santa Teresinha (rezávamos a novena das rosas e recebemos um buquê que continha 52 rosas). Assumimos então algumas paróquias, com a missão de formar e reavivar a identidade das várias Pastorais e Movimentos existentes na comunidade; onde há a presença do sacerdote, somos com ele sinal de comunhão e uma forte presença no anúncio da Boa nova; onde não há a presença do sacerdote, procuramos administrar fielmente a vida material e espiritual da comunidade em comunhão com o plano de pastoral e o Bispo diocesano.
Experimentamos, cada dia que passa, que onde nós nos encontramos como Comunidade Alpha e Omega, o que é importante não é o que sabemos fazer e sim o forte testemunho de nosso ser que cada dia é transformado pela força dessa graça que é o nosso carisma fundacional.
Nosso fundador Pe Emilio sempre nos diz: “O importante não é brilhar, e sim cumprir a missão a que nos foi confiada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...