sexta-feira, 19 de julho de 2013

Voz das vocações: Ciência da Cruz e do Pão do Forte

Ciência da Cruz e do Pão do Forte

Ueriques Santos, seminarista de São Carlos
Quando Jesus tinha doze anos de idade, José e Maria levaram-no a Jerusalém. Depois da festa, José e Maria partiu em seu caminho para casa. Só à noite é que eles descobrem que havia perdido o Filho de Deus! Eles voltaram para Jerusalém procurando-o ansiosamente. Eles o encontraram no terceiro dia no Templo. Grande foi à angústia de Maria e incompreensão. Ela não pôde deixar de exclamar: "Filho, por que você fez isso conosco? Eis que, na tristeza, seu pai e eu temos buscado Você "Jesus também foi surpreendido:" Como é que me procuráveis? Você não sabia que eu devia estar na casa de Meu Pai?” (Lc 2,48-49).

Aos doze anos, Jesus tinha acabado de celebrar seu Bar Mitzvah, a cerimônia pela qual Ele se tornou um "Filho da Lei". Assim, ele foi obrigado a sua observância, e tinha o direito de ler e ensinar o Direito. Por isso, foi bastante evidente que ele deve dedicar-se totalmente à tarefa que só.
Esta experiência marca uma transição em relação à Mãe de Deus com Jesus. Até então, ele havia sido o Menino, agora Ele tinha vindo de idade. É verdade, "Ele desceu com eles e foi para Nazaré, e era-lhes submisso, e sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração" (Lc 2,51). A partir de agora, mesmo que mais tarde, com os Seus discípulos, Ele vai explicar a José e Maria: "Não tem o Cristo sofresse essas coisas antes de entrar na sua glória?" (Lc 22,26, ​​cf 44-47.). 

Através de Cristo, Maria compreendida mais plenamente que o sofrimento e a cruz não são acidentes deve ser evitada, mas a maneira real de Redenção. Nem para Jesus, cuja alma estava triste até a morte na véspera da Paixão, nem para a Mãe das Dores era a Cruz uma questão agradável e fácil. Ainda assim, como os meios escolhidos pelo Pai antes de todos os tempos (cf. Ef 1,7; Col 1,13,19-20) , eles abraçaram esta verdade, a verdadeira ciência, com todo o seu coração, mente e força. "Deus me livre", ela pode dizer: "que eu deveria glória senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo" (Gl 6,14 ss.). Maria foi a primeira a compreender que não há outro acesso à graça do Espírito Santo: "Convém-vos que eu vá [através da Cruz]. Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós” (Jo 16,7) . 
 
Não basta para compreender o mistério da Cruz com a mente, precisamos abraçá-lo com o nosso coração! A oblação da Cruz, que precisamos amar e renovar em nossos corações são renovados para nós diariamente sobre o altar. Como Maria era um com Cristo em sua oblação na cruz, oferecendo-lhe com um coração ao Pai (cf. Concílio Vaticano II, Lumen Gentium, 61), mesmo assim devem os fiéis no Santo Sacrifício da Missa, em união com Maria, ser unidos a Cristo na Sua vítima. Este espírito só dá sentido pleno à nossa petição com Maria: "Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia!" Porque nós estamos orando para a fruta da Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...