terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Diário de um seminarista: Ser vocacionado

Diário  de um seminarista: Ser vocacionado

esse texto é oficial do PAX IESU ET MARIAE
Amados antes de iniciar essa pequena reflexão que será dividida em 2 partes, peçamos primeiramente ao espírito Santo para que possa realizar em nós o Divino Dom do conhecimento das coisas pequenas de Deus, iniciemos:

Vinde, Espírito de Sabedoria! Instruí o meu coração para que eu saiba estimar e amar os bens celestes e antepô-lo a todos os bens da terra. (Glória ao Pai…)

Na nossa primeira parte iremos fazer um breve texto, mas que poderá ser um rico conteúdo para os irmãos vocacionado que quer seguir a Cristo iniciando por primeiro a formação de Seminário.
De primeiros estantes caríssimos sempre seremos vocacionados, pessoas interessadas em servir o reino de Deus, até o momento final na qual é nosso êxtase o “Ser Padre”, para nós temos uma visão grande e um expectativa de como é um Seminário e como seremos diante de uma comunidade a onde habitará vários jovens de várias idades com uma mentalidade totalmente diferente que nossos pensamentos.
O interessante é que quando nós antes de sermos parte do seminário, nós sempre quando olhamos um seminarista quando vai a nossa paróquia nas férias, nós olhamos com o olhar de maravilhado vendo já neles a escultura de “Sacerdote”, e com isso nós o perseguimos e fazemos várias perguntas sobre o seminário e como funciona. Portanto as resposta mesmo só estará quando nós ingressar no seminário. Nós temos uma espiritualidade na qual ela se enraíza em nosso ser, existe várias espiritualidade nos seminaristas como por exemplo:
Carismatico
Mariano
Espelhos: essa espiritualidade é quando nós nos espelhamos algum santo ou a alguma pessoa que nós consideramos de grande espírito.
Carismas: Essa espiritualidade é diferente que á do carismático pois o “Carisma”, é todo aquele seminarista que se identifica com a espiritualidade de grandes congregações, movimentos ou até ordens religiosas. No seminário á irmãos; franciscanos, beneditinos, pensionista, carmelita ou redentorista; etc... Ah! Também aquele seminarista da renovação Carismática, Libertador (TL), conservador ou até do caminho neo catumenal. Portanto devemos saber bem que quando somos vocacionado temos certo carisma, mas é na ordem, congregação ou Diocesano, que teremos que também se adaptar, não que devemos deixar a nossa espiritualidade pode deixa-la como está, mas o que eu digo é na questão do caminho seminaristico que você escolheu como, por exemplo, você antes de ingressar no seminário é necessário que conheça melhor o lugar em que passará o seu tempo em formação como o meu caso o Diocesano,.

O vocacionado que quer ser Diocesano deve saber e conhecer o carisma Diocesano na qual é  o “Bom pastor”, o padre Diocesano diferentemente das ordens ou congregações ele não vive em comunidade mas vive para uma paróquia a serviço do povo, ele está  ligado a Diocese e ao Bispo. O Padre Diocesano ele deve ser o espelho do “Jesus o Bom pastor”, consequentemente deve ser o Cristo de cajado que acolhe o seu rebanho. Com isso você pode juntar sua espiritualidade e caminhar bravamente para o sacerdócio santo.
Em nosso caminho Vocacional antes de tudo devemos ter aplena certeza da visão de seminário, Amados á Dioceses em que os seminários são trandicionalista e também tem aqueles que são mais modernos. O  Seminário hoje não exige mais a batina, mas não deixa de ter suas regras o vocacionado deve ter a visão que o seminário não tem seminarista santos, mas a seminaristas que procuram á santidade dos seus modos mais buscam. O seminário á seus poblemas, tem também o seminarista que causam um certo exageros que o seminário é e obrigado  tomar uma postura. Contudo a os seminarista que ainda carrega as coisas do mundo, que tem os seus sentimentos extravasados sem segurança, causando um aspecto ruim de uma pessoa que precisa de mudança resumindo: “Imatura”. Observando esses aspectos o vocacionado ele nescessita de uma base e de um retiro pessoal e íntimo com Deus assim poderá se dar em sua caminhada vocacional e santidade. O ser vocacionado tem que adaptar um horário e um amor pelos serviços, estudos e oração do seminário, praticando em sua vida comum dentro de casa antes do ingresso.

  O ser vocacionado não é um estado difícil de viver apenas basta termos vontades de ser verdadeiros seguidores de Cristo, defeitos todos temos mas só basta a nós madurar a nossa fé e nossa vida colocando um objetivo concreto do amor e doação, para o futuro ingresso no seminário. No tempo de encontros vocacionais mostremos quem somos para que futuramente possamos ser verdadeiros uns com os outros, e junto com sua comunidade e turma ser um laço forte de sacerdócio amigo e de uma boa formação segundo os planos divinos. Existe um artigo de um irmão seminarista que ao final dessa reflexão você poderá estar acessando e se formando magnificamente em sua vida de vocacionado. Portanto é válido também que todos temos pensamentos diferentes, mas em uma comunidade você verá fortes pensamentos e carismas só basta respeitar e viver em um laço e de ternura par ser irmão reunido da fé. Termine essa reflexão da primeira parte como um pensamento desse irmão seminarista em que tenho muito apego e uma música que mostra nossa missão que queremos ser sacerdotes segundo o coração de Jesus.

“O chamado de Deus, independentemente de qual seja, sacerdócio, matrimonio ou leigo consagrado, é a vontade de Deus que no modo mais pleno e perfeito realiza em nossas vidas. A realização do chamado de Deus faz com que resplandecemos a imagem de Cristo em nossas vidas, pois apenas nos frustramos quando então não fazemos a vontade de Deus”.
(Seminarista Ueriques Santos)

A  Pax Iesu et mariae oferece essa letra dessa belíssima música composta pela Irmã Kelly Patricía.
“Sinto na alma o desejo de realizar
Por ti, oh jesus, todas as obras
Uma única missão não seria
Bastante, quisera percorrer a terra,
Pregar teu nome, levar tua cruz.
Sim, atinei meu lugar na igreja
E tal lugar, oh meu deus fostes vós que me destes”

Seminarista Cléber Aparecido
Diocese de São Carlos




 fonte recomendada: http://ueriques.blogspot.com.br/2012/11/chamado-santo.html




2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...