terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Grandes paróquias e grandes oportunidades: Catedral de São Carlos

Catedral de São Carlos

Ficheiro:Catedral de São Carlos2.jpg
Catedral de São Carlos ou Catedral São Carlos Borromeu está localizada na Praça Dom José Marcondes Homem de Melo, em São Carlos (São Paulo). Com uma cúpula com mais de 70 metros de altura e 30 metros de diâmetro, é uma réplica arquitetônica da Basílica de São Pedro no Vaticano.1
A catedral está construída no local onde se ergueu a primeira capela, entre as ruas Conde do Pinhal e Treze de Maio, na área central. O projeto é do professor Ernfried Frick e conta com vitrais de Helmar, os altares são em mármore carrara e a Via Sacra foi executada pela artista de São Carlos "Almira Ragonesi Bruno". A imagem de São Carlos Borromeu da época de fundação da cidade, com a cabeça e mãos esculpidas em madeira, está na Catedral.
A primeira capela foi erguida durante o ano de 1856, antes mesmo da autorização escrita do bispo Dom Antônio Joaquim de Melo (a qual chegou somente em 4 de fevereiro de 1857). Certamente os construtores já contavam a autorização oral do bispo, pois naquele tempo a correspondência era muito demorada. Era uma construção bem rústica, constituída principalmente de madeira. Foi consagrada a São Carlos Borromeu por ser o santo de devoção da família Arruda Botelho, dona das terras onde a capela estava sendo construída. A família viria fundar a cidade deSão Carlos em 4 de novembro de 1857, doando parte de suas terras (incluindo a capela) para tal feito.
No dia 27 de dezembro de 1857, o padre Joaquim Cipriano de Camargo (que era vigário de Araraquara) inaugurou a capela de São Carlos, celebrando a primeira missa.
Aos 2 de fevereiro de 1858, o Bispo de São PauloDom Antônio Joaquim de Melo, elevou a Capela à categoria de Paróquia de São Carlos. Devido à precariedade do templo, o pároco (padre Joaquim Botelho da Fonseca) foi enviado somente dois anos depois.
Em 1868 foi realizada a primeira reforma do templo, e contou com a ajuda da Câmara Municipal. Foi edificado de modo a abranger em seu recinto a capela primitiva, que foi sendo desmanchada à medida que ia sendo erguida a nova.
Uma visita do imperador Dom Pedro II a São Carlos, em 1886, motivou a ampliação da pequena matriz. Também ergueu-se uma torre, cuja cúpula era arredondada e na qual, em 21/03/19102 , foi inaugurado um relógio, produzido pela fábrica de Relógios Michelini. Em 1918, uma reforma na fachada alteraria também a torre, que passaria a ser de base quadrada, encimada por pirâmide oitavada.3
Com a criação da Diocese de São Carlos em 7 de junho de 1908, a matriz de São Carlos foi elevada à categoria de Catedral.
Durante o episcopado de Dom Gastão, segundo bispo da diocese de São Carlos, que durou de 1937 a 1945, iniciaram-se as discussões sobre uma grande reforma da catedral. Dom Gastãodesejava construir uma nova catedral, em um local diferente (onde hoje se encontra a Praça da XV), mantendo a antiga catedral intacta. Porém, a população são-carlense queria que a novacatedral fosse levantada no mesmo local da antiga. O problema só foi resolvido em 1946, durante o episcopado de Dom Ruy Serra. O novo bispo decidiu conservar a catedral no mesmo lugar, e no dia 4 de novembro de 1946 deu a bênção à pedra fundamental da nova catedral.

Nova Catedral

Em 13 de novembro de 1948, foi assinado em Roma a autorização da demolição da Catedral velha e que permitia o uso da capela do Seminário Diocesano de São Carlos como catedral provisória.
A nova Catedral começou a ser erguida em volta da antiga. As obras de construção começaram em 4 de novembro de 1946, enquanto a demolição da antiga catedral se deu em 9 de julho de1949. O antigo relógio foi desmontado e doado à Paróquia Santo Antônio de Pádua (São Carlos) em 1955, onde permanece até hoje.
A nova Catedral de São Carlos foi sendo inaugurada em partes. Em 4 de novembro de 1956 a nova Catedral foi aberta ao culto público, mesmo inacabada. As missas eram celebradas no salão térreo, enquanto a nave principal ainda estava em construção.
A inauguração da capela-mor deu-se no dia 4 de abril de 1962, um Domingo de Ramos, por Dom Ruy Serra. Este dia também foi marcado por nele ter sido realizada a primeira missa versus populum (de frente para o povo) em São Carlos, de acordo com as novas normas litúrgicas do Concílio Vaticano II. As missas até então eram celebradas versus Deum (com o padre voltado a Deus, de costas para o povo).
O piso de toda a igreja foi colocado em 1963 (1700 m² de arenito polido). O altar-mor foi sagrado no dia 27 de maio de 1965; o altar do Santíssimo Sacramento foi sagrado no dia 20 de julho do mesmo ano; os 200 bancos foram inaugurados em 1969.
Finalmente, no dia 8 de dezembro de 1970, foi solenemente sagrada a catedral de São Carlos. O ato litúrgico foi presidido por Dom Ruy Serra e por Dom José Aquino Pereira, bispo de São José do Rio Preto.


Iluminação da catedral e seus jardins[editar | editar código-fonte]

No dia 5 de novembro de 2006, foi inaugurada a nova iluminação exterior da Catedral, com mais de 270 pontos de luz, dando mais vida à catedral, e transformando-a em uma bela atração turística agora também à noite. É possível contemplar o novo visual da catedral até mesmo da rodovia Washington Luís, que passa por São Carlos.


Pároco

José Luis Beltrame Filho de Joaquim Beltrame e de Helena Barcela Beltrame, o mais novo dos quatro irmão: Lourdes – Laerte – Antonio Valentim e José Luis.
Nasceu no dia 04 de dezembro de 1955 (as onze horas da manhã de domingo em domicílio à Rua Raimundo Correia nº 814) em São Carlos SP.
Pertencia na época à Paróquia de Santa Isabel, onde freqüentou a catequese e recebeu a 1ª Eucaristia das mãos do Cônego Antonio Tombolatto aos 07 anos de idade. Também por um curto período foi “Marianinho” (movimento de devoção Mariana existente na época).
Fez o estudo primário no Grupo Escolar Professor Arlindo Bittencourt na Vila Monteiro e a preparação para o ginasial (admissão) no Colégio Diocesano La Salle.
Fez o ginásio (5ª à 8ª série) no Colégio Estadual e Escola Normal Jesuino de Arruda.
Neste período também trabalho numa alfaiataria, em seguida numa Padaria e também no Jornal O diário de São Carlos.
Ingressou no Seminário menor Diocesano de São Carlos no dia 14 de fevereiro de 1971 onde Fez o Colegial depois Filosofia e os estudo teológicos na PUCCAMP de Campinas sendo da 1ª turma que inicio os estudos na PUCCAMP e residindo no Seminário Arquidiocesano de Campinas no 4º ano de teologia, o Seminário passo a ser residência Diocesana até o presente.
Foi admitido as ordens menores de Leitorato e Acolitato no salão da creche da Divina Providência em sua Paróquia de origem Santa Isabel por Dom Constantino Amstalden.
Foi ordenado Diácono no dia 16 de maio de 1980 pelas mãos de Dom Constantino Amstalden na Catedral de São Carlos e foi ordenado Presbítero juntamente com José Alfeu Pereira no dia 28 de novembro de 1981 pelas mãos de Dom Constantino Amstalden.
Celebrou a 1ª missa no dia 29 de novembro de 1981 no páteo da creche da Divina providência na Vila Isabel.
Fo nomeado Vigário Paroquial na Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matão (auxiliar do Padre Amador Romão) assumindo os trabalhos paróquia no dia 14 de fevereiro de 1982.
Permaneceu coadjutor do Padre Amador por 9 meses, quando depois de muito empenho para a criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Matão no Bairro Alto Dom Constantino Amstalden Cria a Paróquia e o Nomeia 1º Pároco.
Permaneceu em Matão até o dia 25 de julho de 1995 quando entregou a Paróquia vindo para São Carlos por vontade de Dom Constantino Amstalden.
Em Matão realizou muitas obras, reformas e construções. Comprou vários terrenos para a construção de capelas e salões e salas para a comunidade. A comunidade construiu sob sua liderança A Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, A Capela de Santa Isabel, A Capela de São Francisco domo doação de Sr. Fernando Malzoni. Reconstruiu o Salão Paroquial do Bairro Alto. A Capela de São José do Bosque.
Conseguiu a Doação do terreno da Capela de Santa Isabel. Conseguiu parte e comprou parte da Área ode se encontra a praça, e a capela de São Francisco. Comprou toda a área para a construção da Igreja São José, já pensando na futura Paróquia de São José, onde pela transferência não chegou a concretizar o projeto da bela igreja pensada para aquele local.
Reformou e ampliou a casa Paroquial e construiu uma casa no Jardim Alvorada onde inicialmente seria para apoio aos pobres da comunidade.
Foi coordenador diocesano da Pastoral social e Coordenador Diocesano das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) por 11 anos enquanto esteve em Matão e mais um ano em São Carlos. Neste período participou de encontros Estaduais e nacionais destas pastorais proporcionando que a Diocese tivesse representatividade e expressão nestas pastorais.
Acompanhou os trabalhos com os sem terra e os assentados da região de Silvania/ Horto em Araraquara.
Vindo para São Carlos, aconteceu a ordenação episcopal de Dom Bruno Gamberini e atende ao pedido de Dom Constantino Amstalden para auxiliar nas atividades pastorais que eram do Padre Bruno: Catedral e São Judas.
Assim vai residir na Igreja de São Judas Tadeu, atendendo todos os dias de manhã na Catedral e Todos os dias à tarde á noite e finais de semana a São Judas Tadeu. Até a sua nomeação para a Paróquia de São José em São Carlos.
Em outubro de 1995 acontece a nomeação de dom Joviano para Bispo Diocesano de São Carlos e Dom Constantino faz 27 nomeações, como já não é mais o Bispo Diocesano, faz as nomeações de todos como administrador diocesano.
Também o Padre Beltrame Foi nomeado Administrador Diocesano da Paroquia de São José na Vila Monteiro e confirmado Pároco com a chegada de Dom Joviano.
Por esta ocasião começo a ajudar como Notário, depois defensor do vínculo na Câmara Eclesiástica do nosso Tribunal interdiocesano de Campinas. No início a equipe era composta pelo Cônego Francisco de Sales Buck Ferreira, Padre Leonildo Gasques e Padre Sergio Paravani, entrou no Lugar do Padre Sergio, em seguida saiu o Padre Léo e por último morreu o Cônego Buck. Assumindo como Juiz Auditor e permanecendo até o presente quando chega o Padre Edmilsom e Luiz Antenor, podendo assim deixar esta função que exerceu por 14 anos.
Durante a sua permanência como Pároco da São José atendia também as Comunidades de São Braz e de São Domingo Sávio onde comprou a área com a intenção de construir a Nova Capela de São Braz reconstruiu a Capela de São Domingos Sávio e reconstruiu o Salão da Comunidade de São Domingos.
Como sabia da grande vontade da comunidade em tornar-se Paróquia. Embora sempre achou que era um passo prematuro, apresentou varias vezes o pedido a Dom Joviano para ser criada a Paróquia de São Domingos e São Braz mas Dom Joviano achava que também era cedo.
Apresentou o pedido a Dom Paulo Sergio que prontamente atendeu e em uma semana o Padre Paulo já começou a atender a futura paróquia até ser desmembrada da Paróquia de São José.
Na São José sua principal missão dizia dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, seria tirar a coluna que ficava bem no meio do presbitério, o que realmente aconteceu.
Empreendeu com a ajuda de toda a comunidade paroquial uma grande reforma descobrindo a Igreja, derrubando todas as colunas principais, fazendo nova fundalão vigas e colunas possibilitando a ampliação do presbitério a construção das capelas laterais, batismo e Santíssimo assim como toda a fachada principal. E as salas de catequese superior.
Organizou vários ministérios e pastorais na paróquia de São José.
No dia 22 de dezembro de 2008 dom Paulo pediu para que assumisse a Paróquia de santa Isabel o que atendeu prontamente.
Foi nomeado Pároco da Paróquia de Santa Isabel e Reitor do Santuário de Aparecida da Babilônia no dia 30 de Janeiro de 2009 permanecendo ali até o dia 06 de abril de 2010.
Tomou posse como Cura na Catedral de são Carlos no dia 07 de Abril de 2010.
Por decisão de Dom Paulo continuou Reitor do Santuário de aparecida da Babilônia que nesta data foi anexado ao Curato da Catedral.
Atendendo ao pedido do Padre José Luis Beltrame, em janeiro de 2011 o Santuário deixa de pertencer ao curato e volta a ser anexado à Paróquia de Santa Isabel. Catedral.

fonte: www. catedralsaocarlos.com.br

Horário de Missas



Segunda:7h e 12h:
19h: Terço dos homens
Terca:7h, 12h e 19h:
Quarta:7h:
15h: Missa e novena à N. Sra. Perpétuo Socorro
Quinta:7h, 12h e 19h:
Grupo de Oração após a missa das 19h
Sexta:7h e 12h:
Sabado:16h30min:
18h30min: Grupo de Jovens Hesed
Domingo:7h, 10h, 17h e 19h30min:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...