terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Pax Iesu et Mariae: O Amor a maior Graça de Deus.

O Amor a maior Graça de Deus.

Esse texto é uma obra original desse blogger
Pax Iesu Et Mariae
Antes de iniciar essa breve reflexão sobre o “Amor”, vamos nos por na presença de Deus e pedir a Luz e dom do santo espírito.....
“Ó Senhor, Pai de poder e glória, que é o Dono da sabedoria. O Senhor disse assim, a sabedoria vale mais do que os rubins, ou seja, vale mais do que qualquer pedra preciosa existente nessa terra, daí-me  o dom de entender os seus preceitos pelo seu divino nome” Amém
O amor é a maior virtude de Deus dada pelo o homem, contudo é bom que nós reconhecemos que o amor não é um sentimento, por que esse dom Divino essa mística viva de Jesus é a maior prova que ele nos deu no madeiro da Cruz. O amor ele vai além de tudo ele se desenvolve de uma tal maneira que nossa consciência não tem como entender e como sentir, mas Deus nos da um caminho para que possamos ao pouco reconhecer o “amor”.

Se o homem sentisse o amor de Deus do modo que ele é, ele morreria pois não suportaria tamanha graça. Vou contar um relato de um santo que sentiu de um modo ilimitado o Dom do amor de Deus: São Filipe Néri rezava em uma das catacumbas de Roma, quando uma bola de fogo entrou e penetrou em seu peito e foi tamanho êxtase que ele implorou a Cristo que parasse por que se não ele morreria de tanto amor.
Essa foi uma experiência vivida por São Filipe Néri, outro santo que podemos destacar é santa Terezinha do Menino Jesus que vai escrever em suas obras:

"EU ME ENTREGO AO AMOR.
“O AMOR PODE SUBSTITUIR UMA LONGA VIDA.”

Santa Terezinha ela se entrega em tal modo do amor que a sua vocação é composta nesse dom divino, ela mesmo transcreve em suas obras “Minha Vocação é o amor”
Mas maioria das pessoas se perguntam por que o Amor não é sentimento? Pois bem se formos analisar pelo modo filosófico podemos concluir que realmente não procede da carne mas sim do Criador, antes de toda a criatura e tudo que existe.
Vamos dividir em vários conceitos metafísicos por exemplos: Incondicional (Absoluto), Transcendental, Infinito, Místico e Divino

O Amor Incondicional: Que não há restrições, não esta sujeito a condições, é um estado absoluto, total, pleno, ilimitado. Esse amor ele procede de Deus por que Deus para Santo Tomás  de Aquino é o que está antes de todas as coisas criadas, ser supremo que não tem fim, portanto se o amor ele procede de Deus ele não tem nenhuma restrições e nem a condição por que o Ser que é Deus não necessita de nada nesse universo para realizar as obras, contudo o amor ele é incondicional pois está ligado ao Absoluto de tudo.

O Amor transcendental: Transcendental é tudo aquilo que está além do limites conhecidos do universo (em que está inserido). Sendo por conseguinte uma qualidade atribuída ao divino e própria ou relativa ao conceito de Deus, compreendendo também sua natureza, seu modo de agir, e entendimento a partir de uma perspectiva mística. O Amor ele é transcendental por que ele está além de tudo de nossa capacidade humana.

Amor Infinito: O Amor De Deus ao homem não tem limites, pois se o amor procede de Deus não uma limitação a esse amor, pois ele nunca morre pelo motivo de ser Divino pois está ligado ao iniciador de todas as coisas que é Deus.

Amor Místico: O Amor místico é a primeira mística em que o homem passa em seu processo de santificação, a mística é a Graça de Deus pelo homem é os grandes preceitos de Deus pelo homem, á uma diversidade de explicação para a mística cristão poderíamos dizer também que é que  cristianismo místico ensina verdades espirituais inacessíveis por meio do intelecto apenas. Essas verdades são aprendidas por varias técnicas de meditação e oração, como a Oração contemplativa, Oração da união, Lectio divina, Oração de quietude e a Oração de Jesus. Através da Oração o amor que procede da Divindade se manifesta levando a pessoa a primeiras mística de seu caminhada para a graça de Deus.

Amor Divino: “Divino Amor, Verdade Divina é uma viagem para a experiência do verdadeiro eu, a alma, o ser humano real, uma criação perfeita de Deus, criado à imagem e semelhança da Grande Alma. Um despertar espiritual para a Iluminação e Consciência. Uma viagem para o Amor, o Amor Divino, e Amor Natural, e Felicidade. Aqui é a Verdade Divina e a sabedoria do Mundo de Deus, os Céus Celestiais. Esta sabedoria e conhecimento da verdade são suportados de suas experiências espirituais, ou o desenvolvimento da alma, na eternidade divina”. (Seminarista Ueriques Santos)

A Biblía e o Catecismo da Igreja nos ensinam que: Jesus expressou de modo supremo a oferta livre de si mesmo na refeição que tomou com os Doze Apóstolos na “noite em que foi entregue” (1 Cor 11,23). Na véspera de sua Paixão, quando ainda estava em liberdade, Jesus fez desta Última Ceia com seus apóstolos o memorial de sua oferta voluntária ao Pai, pela salvação dos homens: “Isto é o meu corpo que é dado por vós” (Lc 22,19). “Isto é o meu sangue, o sangue da Aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados” (Mt 26,28). (Cat. 609)
Portanto podemos levantar uma reflexão que Por maior que seja o amor de Jesus pelo Pai, não teria sentido a sua entrega se Ele não a fizesse livremente, afinal de contas, se Deus deu o livre arbítrio ao homem com toda a sua pequenez e limitação, não daria ao Filho?
Por isso podemos afirmar com toda segurança: Ele se ofereceu por nós livremente. Igual ao Pai ou Mãe, que se pudesse, se ofereceria para estar no lugar do filho quando este está sofrendo, doente, internado, passando qualquer tipo de necessidade… Ele escolheu sofrer por amor, igual aquela mãe que deixa de comer e escolhe a fome, desde que seu filho se alimente, ou como aquela mãe que no deserto dá o último gole d’água ao filho e abraça a sede. Talvez você me diga: Nossa mas estes exemplos são muito radicais!
O amor é decisão. Nunca foi e nunca será sentimento. Quando eu amo de verdade, eu me decido por aquela pessoa. Ainda que ela não mereça. Amor que é dado por merecimento nunca é amor. Ele está em nós e parte nós, nunca do outro. Quando damos amor cobrando recebê-lo de volta, nunca é amor: é egoísmo! O amor vai de nós sem a esperança de retorno. Quando eu amo eu não espero nada em troca. Eu dou amor e se possível eu me dou por causa do amor. Termino essa Reflexão com um trecho de uma música, como uma frase de nossos santos e com um poema:

“Pois o que conta é o amor!
Amor! Faz do meu nada amor!
Só amor... Amor! Faz do meu nada amor!
Sei que viver é amar, que amar é sofrer, 
que amar é se dar”.

"PELO AMOR
O HOMEM SE TORNA UM OUTRO CRISTO.
É PELO AMOR
QUE O HOMEM SE UNE A DEUS."
(Santa Catarina de Senna)
O que é o amor ?

“É se queimar sem fogo...
Chorar sem lágrimas...
Sofrer sem dor...
Sangrar sem feridas...
Sorrir sem motivos...
Desejar sem vontade...
Perder sem ganhar....
Ganhar sem perder...
Enxergar sem ver...
Sonhar sem dormir...
Buscar sem compreender...
Morrer sem viver”...

(Ueriques de O. Santos)

Seminarista Cléber Aparecido
Diocese de São CArlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...