segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Capitulo II O testemunho verdadeiro

O testemunho verdadeiro
Neste segundo tópico de nossa formação antes de mergulhar em nosso texto, achei interessante por este artigo publicado pela canção nova sobre o testemunho segundo o Papa Francisco.

Francisco concentrou-se em quatro modelos de crente: Jesus, os escribas, o sacerdote Eli e seus dois filhos, também estes sacerdotes. Enquanto Jesus ensinava como “quem tem autoridade”, os escribas pregavam, mas colocavam um peso nos ombros do povo.

“Sempre estes escribas, estes fariseus, é como se batessem no povo, não é? ‘Devem fazer isto, isto e isto’. Mas Jesus disse: ‘Mas assim vocês fecham a porta do Reino dos Céus. Não deixam entrar nem vocês entram’”.
 
Francisco também citou o exemplo de Eli, presente na primeira leitura. Ele recordou como Eli era um representante da fé, mas seu coração não ouvia bem e desprezou Ana, que rezava de modo humilde. “Quantas vezes o povo de Deus não se sente bem acolhido por aqueles que devem dar testemunho: pelos cristãos, pelos leigos cristãos, pelos padres, pelos bispos…”.

Quanto aos filhos de Eli, que andavam rumo ao poder e ao dinheiro, Francisco associou a eles a figura do cristão corrupto, que aproveita de sua situação, do seu privilégio de fé.

Já como quarto modelo de crente, o Santo Padre citou Jesus. A novidade, segundo Francisco, está no poder da santidade, no levar consigo a Palavra de Deus, o amor de d’Ele por cada ser humano.

“Jesus aproxima Deus do povo. Para isso, aproxima-se dos pecadores. Jesus busca o coração das pessoas, aproxima-se do coração ferido delas. A Ele interessa somente a pessoa e Deus”.

O Papa concluiu pedindo que as duas leituras do dia ajudassem cada um, em sua vida de cristão, “a não serem puros legalistas, hipócritas como os escribas e os fariseus, a não ser em corruptos como os filhos de Eli, a não serem temerosos como Eli, mas sim como Jesus, com o zelo de procurar o povo, protegê-lo e amá-lo”.

Assim sendo podemos então dizer que:
Atos 1:8  “...mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”

A palavra testemunha tem um grande significado corrente nos, onde designa a declaração que protesta  e também presta a autoridades a fim de esclarecer fatos do seu conhecimento.

Irmãos e Irmãs é bem claro que antes do nosso senhor Jesus subir aos céus, depois de sua ressurreição, ele encarregou os seus discípulos de serem suas testemunhas até os confines do planeta. Você, como discípulo de Jesus, também tem este dever.
I - O primeiro lugar por onde precisamos começar a testemunhar é a nossa própria casa. Leia João 1:40-42 e responda: O que o exemplo de André tem a nos ensinar sobre o testemunho de Jesus ?
II - Pedro, em I Ped. 3:15, nos ensina acerca do preparo e da maneira como devemos testemunhar da nossa fé:
III - Quando você testemunhar de Cristo, que Ele morreu, ressuscitou e voltará em breve, pode ser que você ache pessoas que duvidem, dizendo que já se passaram dois mil anos e Ele não voltou. Que resposta você daria, baseando-se em II Pedro 3:8-10?


PASSOS PARA DAR UM BOM TESTEMUNHO

1°) Pedir orientação e sabedoria de Deus para agir, falar, resolver problemas.  Leia  Tiago 1:5 e 6 e 3:17.

2°) Seja zeloso, honesto. Tenha uma conduta moral séria, demonstrando cordialidade para com as pessoas. Leia I Ped. 2:15-17

3°) Evite contendas (brigas, discussões). Leia II Timóteo 2:14 e 15.

4°) Esteja sempre preparado para explicar claramente o Evangelho (o plano de salvação), como o exemplo do apóstolo Paulo em I Corintios 15:1-4.

5°) Fale sempre com clareza acerca da condição para a Salvação: Fé e arrependimento (Rm.10:9,  Atos 2:37-38).

6°) Conscientize as pessoas de que elas precisam tomar uma decisão urgente com Cristo. Leia Atos 1:30 e 31)

7°) Demonstre sua segurança em Cristo, sua alegria na certeza da vida eterna (I João 5:10-12).

8°) Não se deixe vencer pela timidez. Aproveite todas as oportunidades para falar do Salvador  (II Tim. 4:2).


PARA TERMINAR: Lembre-se que um gesto vale mais do que muitas palavras. Antes de falar é preciso demonstrar que Jesus realmente faz diferença em sua vida.





Cléber Aparecido R da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...