segunda-feira, 15 de julho de 2013

Exemplo de fé

A CAUSA DA CANONIZAÇÃO

    A santidade é dom de Deus e pertence a toda a Igreja. João Paulo II afirmava: “… porque os santos estão entre nós, eles pertencem à nossa família e nós à deles. Como Igreja a caminho, que hoje dá os primeiros passos no terceiro milênio nós olhamos para eles, para não perdermos a fé em nós mesmos e nos outros. Os santos são um sinal de otimismo nas possibilidades de cada um: voltemo-nos para eles e descubramos o santo que está em nós; comparemo-nos com eles para compreender que Deus não está habituado a sofrer derrotas no confronto com a fragilidade humana”.
    Antes de tudo é bom entendermos que quando a Igreja canoniza um santo não quer dizer que Ela está o santificando, mas está reconhecendo a santidade deste. E é isto o que iremos aprender, vamos entender como a Igreja consegue reconhecer e afirmar com toda clareza que o fiel é santo.
    Bem, a causa de canonização é dividida basicamente em três partes, para cada uma recebe títulos, são estas: Servo de Deus (Venerável), Beato e Santo. E o que vamos aprender é o que é necessário para um fiel receber estes títulos.
    Antigamente só quem podia iniciar uma causa de canonização era o Pontífice Romano, hoje os Bispos também podem iniciar se a julgarem conveniente, portanto em qualquer Diocese no mundo pode-se iniciar uma causa de canonização, de modo que, a quantidade de pessoas que foram canonizadas aumentou em grande escala do Pontificado de João Paulo II até hoje. Sob o pontificado do papa João Paulo II, no comando da Igreja Católica por quase 27 anos, quase 1.340 pessoas foram beatificadas e por volta de 500, canonizadas – mais do que a soma de todos os seus antecessores juntos desde que procedimentos do tipo começaram a ser realizados, em 1588. O breve papado de Bento XVI já registrou quase um terço do número total do antecessor dele, com 577 canonizações e beatificações, afirmou o Cardeal José Saraiva Martins, que comanda o órgão do Vaticano encarregado das canonizações.
Logo no início de uma causa de canonização, para anunciar que começou e assumiu oficialmente o julgamento da causa, a Igreja concede ao fiel o título de Servo de Deus.
    A partir daí se dá inicio ao processo das virtudes ou do martírio, este é o mais trabalhoso e minucioso, pois nesta etapa será estudada toda a vida da pessoa.
    Podem ser analisadas duas situações para uma pessoa ser santa, as suas virtudes ou se ela foi martirizada, a primeira é analisar se a pessoa foi um ser envolvido com Deus, foi uma pessoa que serviu a Deus na sua maneira, que foi fiel ao seu batismo. Quando termina a investigação e percebe que foi uma pessoa virtuosa, que teve uma vida heróica, passa a ser chamada de Venerável. Ou se foi martirizada, faz um tipo de perícia para comprovar se realmente foi martírio, se confirmado é feito um Decreto sobre o Martírio, sendo também considerado Venerável. No martírio não se analisa as virtudes, pois não há virtude maior que morrer por Deus, pela fé, não há virtude maior que o amor.
    Para ser mais claro, receber o titulo de Venerável é a parte fundamental da causa de canonização, uma vez sendo Venerável não se faz mais estudos da vida dele, nem dos seus manuscritos ou ensinamento, não se questiona mais isso, até porque já foi estudado exaustivamente isso tudo para que o Servo de Deus fosse considerado Venerável.
    Passando por este processo, o que vai ser investigado é se ocorreu um milagre quando o Servo de Deus foi invocado por algum fiel, ou seja, quando algum fiel rezou pedindo uma cura ou algo parecido e alcançou esta graça.
    Serão analisadas duas coisas: se foi milagre de verdade, neste caso a Igreja conta com médicos de várias áreas para analisar e comprovar se foi milagre ou não, e também analisar se realmente a graça foi alcançada pela intercessão do mesmo, pois poderia ser outro santo que tenha sido invocado pela pessoa que alcançou a graça. Se ao final das análises os resultados forem positivos dá-se o Decreto sobre o Milagre e a partir daí o Venerável Servo de Deus pode ser Beatificado sendo chamado assim de Beato.
    Quando o Servo de Deus se torna Venerável através do martírio, este não precisa de milagres para a Beatificação, de modo que, o mártir assim que é reconhecido como Venerável Servo de Deus é também reconhecido como Beato.
    Sendo Beato, o ultimo processo é o de canonização, neste, assim como o processo de Beatificação, é necessário que um milagre seja comprovado, porém, somente depois da data de sua Beatificação, pode ter 100 milagres ocorridos antes de sua Beatificação, mas, se não tiver um milagre após a data de Beatificação, o Beato não será canonizado. E por isso peço que comecem a pedir a intercessão do Beato João Paulo II, para que ao acontecer a graça ele possa ser canonizado, e se tornar Santo João Paulo II. Então comprovando o milagre para a canonização, o Beato é reconhecido como Santo.
    Logo, sabendo que para um Beato ser canonizado precisa de um milagre após a data de sua Beatificação, peçamos intercessão para os Beatos brasileiros que são: Beato André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e 28 companheiros mártires (5/03/2000), Beata Albertina Berkenbrock (20/10/2007), Beatos Padre Manuel Gomes Gonzales e o Coroinha Adílio Daronch  (21/10/2007), Beata Lindalva Justo de Oliveira  (2/12/2007) para que assim possam ser canonizados. E claro, não podemos nos esquecer de reforçar sobre João Paulo II Magno, peçamos intercessão a este Beato.
Beato João Paulo II, Rogai por nós!


Leia mais: http://www.desterro.org/products/a-causa-da-canoniza%C3%A7%C3%A3o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...